Resgate emocionante: Cachorro agradece veterinária com abraço no Rio Grande do Sul

Mais de 10 mil animais foram salvos das enchentes, incluindo um cavalo que foi encontrado em cima de um telhado

Por Plox

14/05/2024 10h21 - Atualizado há 4 dias

Em um momento de pura emoção que captou a atenção de todos presentes, um cachorro resgatado não hesitou em mostrar sua gratidão em Canoas, Rio Grande do Sul. Durante uma operação de resgate, o animal, visivelmente agradecido, abraçou a perna da veterinária Liandra Dall’Orsoletta, que faz parte do Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais de Chapecó, Santa Catarina. O fato ocorreu em um abrigo temporário, que atualmente cuida de mais de 400 animais. "É tocante ver tamanha expressão de carinho vinda de um ser tão especial", comentou a Dra. Dall’Orsoletta sobre o gesto do cachorro, que rapidamente ganhou destaque nas redes sociais.

Resgate abrangente no estado

O Rio Grande do Sul tem enfrentado uma situação crítica com enchentes severas que têm impactado milhares de animais. De acordo com a última atualização da Defesa Civil, mais de 10,3 mil animais, entre domésticos e silvestres, foram resgatados até o momento. Entre os casos mais dramáticos está o do cavalo Caramelo, encontrado isolado em um telhado em Canoas. Equipes do Corpo de Bombeiros de São Paulo e da Brigada Militar do estado realizaram o resgate na última quinta-feira.

Após o resgate: o cuidado com os animais

A Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema/RS) esclarece que todos os animais resgatados são submetidos a uma triagem veterinária. Os que estão saudáveis são devolvidos aos seus tutores ou, na ausência destes, encaminhados para abrigos gerenciados pelo GRAD (Grupo de Respostas a Animais em Desastres) ou outras entidades de proteção animal. Para aqueles que sofreram lesões ou hipotermia, o encaminhamento é para clínicas veterinárias próximas. Além disso, existem iniciativas nas redes sociais, como @acheseupetrs, @dogs_enchenters e @tosalvoanimais, que ajudam na busca e reencontro de animais com suas famílias.

 

Destaques