Tráfico internacional: PF descobre armas argentinas em caminhão no interior de SP

Operação teve origem após apreensão de veículo com eletrônicos e roupas sem nota fiscal; 38 pistolas foram localizadas escondidas

Por Plox

14/05/2025 14h04 - Atualizado há 1 dia

Uma investigação da Polícia Federal está em curso para apurar um esquema de tráfico internacional de armas, depois que pistolas pertencentes à polícia da Argentina foram localizadas escondidas em compartimentos secretos de um caminhão no interior de São Paulo.


Imagem Foto:Divulgação/Polícia Federal


As primeiras suspeitas surgiram em fevereiro, quando um caminhão transportando roupas e eletrônicos sem nota fiscal foi parado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Rodovia dos Tropeiros, em Cachoeira Paulista (SP). O veículo foi levado à delegacia da PF em Cruzeiro, onde, durante uma perícia detalhada, foram encontradas 38 pistolas de origem estrangeira escondidas no compartimento de carga.



Com base nessas descobertas, a PF traçou uma linha de investigação que culminou, nesta quarta-feira (14), no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. Os alvos foram os domicílios de sócios da transportadora proprietária do caminhão utilizado no transporte das armas.


Nos endereços vistoriados, os agentes federais apreenderam celulares, cadernos com anotações e fichas contendo o controle de veículos utilizados pela empresa, materiais que podem contribuir para aprofundar as investigações sobre o envolvimento da transportadora com o esquema criminoso.



De acordo com a Polícia Federal, parte das pistolas foi desviada das forças policiais da Argentina no início dos anos 2000. Entretanto, não foram divulgadas informações sobre o trajeto dessas armas até o Brasil, nem detalhes sobre como foram extraviadas.


A investigação apura os crimes de tráfico internacional de armas de fogo de uso restrito e de descaminho. Se condenados, os suspeitos poderão cumprir penas que chegam a 20 anos de prisão.



Destaques