Usiminas integra Índice de Sustentabilidade da B3 pela terceira vez
Empresa permanece na carteira do ISE B3 para o ciclo 2025/2026 e segue como única representante do setor do aço
Por Plox
14/05/2025 10h12 - Atualizado há 1 dia
A Usiminas foi novamente selecionada para integrar a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3), referente ao ciclo 2025/2026. Esta é a terceira inclusão consecutiva da empresa no indicador da Bolsa de Valores brasileira, que avalia práticas sustentáveis de empresas listadas.

Ao todo, 82 companhias de 40 setores compõem a nova carteira do ISE. A Usiminas permanece como a única representante do setor siderúrgico entre os selecionados. O índice considera critérios como meio ambiente, mudanças climáticas, governança, capital humano, modelo de negócio e capital social.
Criado em 2005, o ISE foi o primeiro índice de sustentabilidade da América Latina e o quarto do mundo. Seu objetivo é servir como referência para o investimento socialmente responsável e estimular as empresas a adotarem práticas sustentáveis em sua gestão.
Segundo Danielle Pinto Maia, da área de Sustentabilidade da Usiminas, a inclusão contínua reflete o alinhamento da empresa aos critérios estabelecidos pelo índice.
“A seleção para o ISE reflete o nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade, integrando práticas responsáveis aos nossos processos e valorizando o respeito à comunidade e ao meio ambiente”, afirmou.
Ela também comentou que a permanência no índice pode contribuir para a imagem institucional da empresa e atrair investidores que buscam companhias com práticas alinhadas aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança).
“A participação no ISE B3 fortalece a reputação institucional, a atração de investidores que priorizam empresas com boas práticas ESG e a oportunidade de aprimoramento contínuo dos nossos processos”,disse.
A presença da Usiminas no ISE B3 se mantém como um indicador do alinhamento da companhia aos parâmetros utilizados pela B3 para avaliar a sustentabilidade empresarial.