Prefeitura de Rio Branco inicia a vacinação contra a covid-19 no público em geral a partir desta segunda-feira
Doses começam a ser disponibilizadas para pessoas de 54 a 59 anos na capital acreana.
Por Plox
14/06/2021 16h49 - Atualizado há mais de 3 anos
Após reunião com a Comissão Intergestora Bipartite (CIB/AC), a Secretaria Municipal de Rio Branco (Semsa), iniciou nesta segunda-feira, 14, vacinação do público em geral de acordo com o seguinte calendário:
Dia 14 – pessoas com 59 anos
Dia 15 – pessoas com 58 anos
Dia 16 – pessoas com 57 anos
Dia 17 – pessoas com 56 anos
Dia 18 – pessoas com 55 anos
Dia 19 – pessoas com 54 anos
Animado com a quantidade na oferta de doses das vacinas fornecidas pelo Ministério da Saúde (MS) nos últimos dias, o secretário Municipal de Saúde, Frank Lima, disse que a expectativa é de que até o mês de novembro, pelo menos 300 mil pessoas já estejam imunizadas.
“Estamos muito felizes porque somente nos primeiros dias de junho, já recebemos o quantitativo de vacinas superior a todos os meses de abril e maio. Com as vacinas em mãos, poderemos avançar na imunização das pessoas, agora, independentemente dos grupos prioritários como preconiza o Plano Nacional de Imunização (PNI)”, comemora o secretário.
De acordo com Frank Lima, a vacinação será mais rápida e dinâmica, tendo em vista que não será mais preciso a apresentação de vários documentos como vinha sendo exigido nas etapas anteriores.
“Bastará o cidadão chegar com a carteira de identidade (ou documento oficial com foto), o seu cartão do SUS e estar dentro do grupo etário, que já vai sair vacinado de um dos nossos pontos de vacinação. A burocracia foi diminuída e isso vai facilitar o trabalho das nossas equipes e claro, vamos poder imunizar mais pessoas e deixar todo mundo mais seguro contra esse vírus maldito”, disse Lima.
Frank Lima disse ainda que se por algum motivo as pessoas dos grupos anteriores, com ou sem comorbidades, grávidas e puérperas, pessoas com deficiência permanente, com Síndrome de Down acima de 18 anos entre outros, não puderam se vacinar, em qualquer momento poderão procurar um dos pontos de vacinação.
“A vacinação avança sim para outros grupos, mas se alguém lá atrás nas etapas anteriores não pode se vacinar por algum motivo, é só procurar um dos nossos pontos de vacinação para receber a sua dose de esperança. Não queremos deixar ninguém para trás e, juntos, vamos vencer essa pandemia e poder voltar a nossa vida normal”, finalizou o secretário.