Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Timóteo: ação de prevenção a incêndios é registrada próximo a área do Parque Estadual do Rio Doce

    Bombeiros, Defesa Civil, IEF e brigadistas atuam no local

    Por Plox

    14/06/2022 20h21 - Atualizado há 12 dias

    Desde essa segunda-feira (13), seguem os trabalhos de prevenção a incêndios com uma queima controlada em uma mata, próximo ao bairro Alphaville, em Timóteo, Minas Gerais. O local é conhecido como uma Área de  Amortecimento do Parque Estadual do Rio Doce (Perd).

    Anteriormente foi divulgado pelo Plox que seria um incêndio, porém, após esclarecimentos do Corpo de Bombeiros, foi confirmado que se trata de uma queima controlada. Além dos militares, atuaram o Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG), Defesa Civil do Município e Combat Fire, empresa especializada em combate a incêndios.

    Foto: divulgação/ Corpo de Bombeiros

     

    Conforme  informações divulgadas pelo Corpo de bombeiros, são ações programadas para construção de aceiro, por meio de queima controlada (Queima Prescrita), na área do entorno do Parque.

    Nessa segunda, foi realizada visita ao local de queima para análise e teste de acesso dos veículos. Além disso, foi realizada a construção de uma estratégia e elaboração de plano de execução do combate às chamas.

    Foto: divulgação/ Corpo de Bombeiros

     

    Nessa terça-feira (14), continuaram os trabalhos e os trabalhos de combate e avaliação do local seguirão também nesta quarta-feira (15). Na mahã de hoje, o Corpo de Bombeiros divulgou uma nota informação se tratar de uma ação de queima controlada. Veja a nota na íntegra
    NOTA À IMPRENSA

    Tem sido veiculada informações de um incêndio no Parque Estadual do Rio Doce (PERD), próximo ao bairro Alphaville em Timóteo, onde informa que militares Corpo de Bombeiros estariam realizando o combate.
    Cabe esclarecer que desde o dia 13/06, segunda-feira o PERD, juntamente com IEF, Defesa Civil, Bombeiros e a Empresa Combat Fire estão realizando ações programadas para construção de aceiro, por meio de queima controlada (Queima Prescrita), na área do entorno do Parque.
    O uso do fogo de maneira segura e controlada tem o objetivo criar mecanismos de prevenir que ocorrências de incêndios atinjam determinadas áreas no período mais crítico do ano.
    A prática do uso do fogo para prevenção e de combate aos incêndios está previsto no Código Florestal Mineiro, Lei Estadual 20.922/2013, e é regulamentado pelo Decreto Estadual nº 47.919, de 2020, que estabelecem as diretrizes de uso do fogo para essas finalidades.
    O uso dessas medidas carecem de prévia autorização dos órgãos ambientais para que sejam utilizadas.

     

     

    Matéria atualizada às 9h22, para correção da informação após divulgação da nota do Corpo de Bombeiros.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]