"Anunciados os primeiros resultados da vacina brasileira contra Covid-19 SpiN-TEC"

Os ensaios clínicos em seres humanos iniciaram-se no final de 2022 e a fase inicial de estudo, que envolveu a participação de indivíduos do sexo masculino e feminino, de idades compreendidas entre 18 e 54 anos, acaba de ser concluída.

Por Plox

14/06/2023 07h57 - Atualizado há mais de 1 ano

O CTVacinas, um centro de pesquisas em biotecnologia ligado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Minas), tem novidades a partilhar sobre a luta do Brasil contra a pandemia de Covid-19. Está programado para esta quinta-feira, 15 de junho, um seminário onde serão apresentados os resultados parciais da SpiN-TEC, a primeira vacina totalmente brasileira desenvolvida para combater o coronavírus.

 

Foto: UFMG/Foco Lisboa

A vacina, SpiN-Tec MCTI UFMG, é um marco na história da biotecnologia brasileira, uma vez que foi desenvolvida com tecnologia e insumos inteiramente nacionais. Os ensaios clínicos em seres humanos iniciaram-se no final de 2022 e a fase inicial de estudo, que envolveu a participação de indivíduos do sexo masculino e feminino, de idades compreendidas entre 18 e 54 anos, acaba de ser concluída.

Helton Santiago, o coordenador deste projeto de vacina, compartilhará os resultados parciais com o público durante o seminário. Ele promete uma visão completa do processo de desenvolvimento e teste, incluindo os protocolos seguidos, os dados de segurança obtidos, os efeitos colaterais mais comumente observados e algumas informações preliminares sobre a imunogenicidade da vacina.

"Neste seminário, darei detalhes dos resultados parciais dos testes clínicos da SpiN-TEC. Falaremos sobre todo o processo, o protocolo seguido, os dados de segurança observados e quais efeitos colaterais mais comuns a vacina apresenta. Além disso, vamos partilhar alguns dados sobre a imunogenicidade da vacina, indicando que ela está efetivamente gerando uma resposta imunológica", declarou Santiago.

A previsão atual é de que a vacina SpiN-TEC esteja disponível ao público em 2025. O seminário aberto à população será uma oportunidade valiosa para aprender mais sobre o progresso do Brasil no desenvolvimento de uma solução nacional contra a Covid-19. As inscrições para o seminário podem ser feitas através da plataforma Sympla e a participação é gratuita. Além disso, o seminário também será transmitido no canal do YouTube da CAC-UFMG.

Destaques