Idosa de 90 Anos é salva por João Roma durante engasgo em restaurante
O episódio envolveu uma senhora de 90 anos, que começou a passar mal devido a um engasgo, enquanto estava sentada à mesa ao lado daquela onde Roma se encontrava.
Por Plox
14/06/2023 08h13 - Atualizado há mais de 1 ano
Um incidente ocorrido em um restaurante de Salvador, na última quarta-feira, 7 de junho, colocou o ex-ministro da Cidadania, João Roma, como protagonista inesperado de um resgate. O episódio envolveu uma senhora de 90 anos, que começou a passar mal devido a um engasgo, enquanto estava sentada à mesa ao lado daquela onde Roma se encontrava.
Engasgo e Pronto Atendimento
Durante seu almoço no local, Roma notou a senhora se engasgando com um pedaço de carne. O ex-ministro estava ao telefone, em uma refeição com amigos, quando percebeu o incidente na mesa vizinha. Ele imediatamente largou o telefone e correu para socorrer a idosa.
O político aplicou na senhora a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros conhecida mundialmente, que consiste em abraçar a vítima por trás e apertá-la para facilitar a expulsão do alimento que esteja obstruindo as vias respiratórias.
Detalhes do Resgate
Em conversa com o jornal O Globo, Roma detalhou o ocorrido: "Eu estava almoçando com dois amigos e, numa mesa próxima, tinha duas senhoras. Eu estava no telefone e enxerguei ela engasgar, me levantei, larguei o telefone e fui até lá fazer manobra. Ela engasgou com o pedaço de carne."
Após o resgate bem-sucedido, a senhora agradeceu a Roma, e revelou sua idade: 90 anos. O caso serviu para lembrar a importância do conhecimento de primeiros socorros e a rapidez na aplicação dessas técnicas, que podem, como nesse caso, evitar uma tragédia.