Idoso vai retirar hemorroida, mas médicos operam vesícula por engano
A confusão foi descoberta apenas quando o homem despertou da anestesia e reclamou de dores na barriga
Por Plox
14/06/2024 17h35 - Atualizado há 6 meses
Um idoso de 72 anos foi operado de forma equivocada na Santa Casa de Birigui, no interior de São Paulo, na última terça-feira (11). O paciente, que deveria ter passado por uma cirurgia de hemorroida, teve a vesícula removida por engano.
Descoberta do erro
A confusão foi descoberta apenas quando o homem despertou da anestesia e reclamou de dores na barriga. Conforme relatado pela filha à Secretaria da Segurança Pública (SSP), ao questionar a equipe médica, foi informado que a cirurgia realizada havia sido na vesícula, e não para remoção de hemorroidas, como previsto.
Medidas do hospital
Em resposta ao erro, a Santa Casa de Birigui anunciou a abertura de uma sindicância para investigar o ocorrido. Em nota, o hospital declarou: "Considerando que a direção do hospital preza pelo cumprimento da lei e da ordem, vinculada aos princípios constitucionais pátrios, a Santa Casa informa que iniciou o procedimento de sindicância para apurar os fatos e tomará as medidas administrativas e legais cabíveis".
Estado do paciente e ações legais
O paciente recebeu alta hospitalar na quinta-feira (13/6) e a Santa Casa se prontificou a realizar a cirurgia de hemorroidas, ainda sem data marcada. A SSP registrou o caso como lesão corporal e solicitou perícia através do 2° DP da cidade.