Policiais civis fazem manifestação em Ipatinga por manutenção de direitos

As reivindicações são contra as propostas inseridas na PEC 55, enviada pelo governo Zema à ALMG

Por Plox

14/07/2020 11h48 - Atualizado há quase 4 anos

Servidores públicos da Polícia Civil, Polícia Penal e representantes do Sistema Prisional se reuniram na manhã desta terça-feira (14), para reivindicar direitos, que segundo eles, serão revirados com a aprovação PEC 55, que trata da reforma da previdência dos servidores estaduais.

A proposta tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e está sendo amplamente discutida entre as comissões e deputados. 

Veja o vídeo:

Chamada de “pacote da maldade” pelos servidores, de acordo com o investigador Werley Furbino, o também vereador de Ipatinga, Ley do Trânsito, “o Estado tenta retirar direitos em meio a pandemia, sem debate democrático com as entidades sindicais e busca prejudicar uma classe que arrisca diariamente sua saúde e sua vida pela sociedade”.

WhatsApp Image 2020-07-14 at 10.48.03Foto: Marcelo Augusto / Plox
 

Segundo os policiais civis ouvidos pelo Plox, o objetivo da reivindicação é a manutenção dos seus direitos a exemplo da aposentadoria sem idade mínima, alíquota justa e não confiscatória, pensão para os dependentes integral e vitalícia, além de paridade e integralidade para todos os policiais da ativa.

Wilton Gomes, representante da Polícia Penal, disse que todos estão a reivindicando a manutenção e não pedindo privilégios e mais benefícios. "Na verdade, hoje nós estamos aqui reivindicando o que é nosso direito e manifestando contra a PEC apresentada pelo governo contra a categoria que vem extinguir direitos nossos", disse o policial penal.

WhatsApp Image 2020-07-14 at 10.47.05Foto: Marcelo Augusto / Plox
 

Direitos iguais

Policiais civis almejam o mesmo tratamento dado aos policiais militares. Segundo eles, os serviços exercidos desempenhados por ambos “são insalubres, penosos e perigosos”.

(Matéria atualizada para acrescentar fala do representante da Polícia Penal 15h24).
 

Destaques