SAMU regional recebe R$ 1,2 milhões para aquisição de ambulâncias

A estrutura poderá permitir o atendimento de 1,6 milhão de habitantes nos 86 municípios que integram a Macrorregião do Leste Mineiro

Por Plox

14/07/2020 18h05 - Atualizado há quase 4 anos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Vale do Aço recebeu R$ 1,2 milhões para aquisição de ambulâncias. Segundo o deputado estadual Celinho do Sinttrocel, o valor foi repassado através de emenda parlamentar.

De acordo com o deputado, o Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (CONSURGE), Narcélio Alves Costa, informou que o recurso de emenda parlamentar foi repassado para a entidade na semana passada.

Com o recurso será possível fazer a aquisição de 04 ambulâncias, que irão operar nas bases de suporte que serão montadas nas cidades de Coronel Fabriciano, Timóteo, Caratinga, Belo Oriente, Mantena, São João Evangelista, Peçanha, Santa Maria do Suaçuí e Tarumirim. Esses são os municípios designados nesta etapa inicial da implantação do SAMU Regional na Macrorregião do Leste de Minas.

 

SAMU-DIVULGAÇÃOFoto enviada ao Plox
 

O diretor executivo do CONSURGE explicitou que na segunda etapa de implantação serão contemplados os demais municípios da Macrorregião incluindo as cidades de Inhapim, Antônio Dias, Açucena,  Periquito e Santana do Paraíso, que contarão cada uma com uma Unidade de Suporte Básico.

Narcélio Alves informou ainda que o CONSURGE continua realizando todas as etapas previstas na pactuação do convênio com a Secretaria de Estado de Saúde como a capacitação de 400 profissionais de saúde aprovados no processo seletivo, adquirindo os materiais de consumo, materiais médicos, suprimentos, veículos e serviços. Também estão sendo realizados os termos de cooperação mútua com as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Segurança Pública.

O diretor executivo da entidade enfatiza ainda que toda a estrutura para a Central de Regulação, como materiais de monitoramento via satélite, sistema de telefonia para atendimento do serviço de abrangência 192, além de mobiliário para as bases de atendimento já está sendo organizada.

A estrutura poderá permitir o atendimento a um universo de 1,6 milhão de habitantes nos 86 municípios que integram a Macrorregião do Leste Mineiro, incluindo as 35 cidades da região e colar Metropolitano do Vale do Aço.
 

Destaques