UBS’s de Timóteo passam a fazer teste rápido para coronavírus

14/07/2020 09:00

Dezesseis equipes do Programa Saúde da Família que atendem nas unidades saúde em toda a cidade foram capacitadas a realizar testes em pacientes sintomáticos

A Prefeitura de Timóteo ampliou as portas de acesso e atendimento aos moradores com suspeita de Covid-19 no Município. Além do Centro de Referência ao Coronavírus, localizado no Centro de Saúde João Otávio, as 16 equipes do Programa Saúde da Família que atendem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) em toda a cidade, foram capacitadas à realizar testes em pacientes sintomáticos.

Em função do aumento do número de casos suspeitos para o novo coronavírus, especialmente nos últimos dias, considerados pelas autoridades médicas como o pico da pandemia, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu o treinamento de médicos e enfermeiros capacitando-os no enfrentamento ao vírus.

UBS Novo TempoFoto: Divulgação
 

Após avaliação médica, os usuários que apresentarem sintomas como febre, tosse, mal estar, perda de olfato, de paladar e dificuldades respiratórias passarão por teste rápido para Covid-19 na sua unidade de referência. O secretário municipal de Saúde, Eduardo Morais, explicou que os profissionais de saúde foram capacitados pela médica infectologista da rede com a definição de protocolos e fluxos. Também está assegurado o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) por estes profissionais como garantia de segurança. 

“Não é o momento de criar pânico e dar ouvidos às pessoas que não entendem nada de protocolo em saúde e que só querem alarmar a população com desinformação. Estamos vivendo uma grave crise na saúde pública. Continuamos a trabalhar em equipe e conscientes de que todas as ações adotadas visam preservar vidas, acima de tudo”, reforçou o secretário Eduardo Morais.