Belo Horizonte multou 397 pessoas por falta de máscara em um ano

Do total, apenas 28 penalidades foram pagas até o momento à prefeitura

Por Plox

14/07/2021 10h18 - Atualizado há mais de 3 anos

Um ano após a entrada em vigor da lei que permite a aplicação de multas a pessoas que não usam máscaras nas ruas de Belo Horizonte, somente 397 pessoas receberam a penalidade na cidade até essa terça-feira (13) - uma média de 33 por mês. Os dados são da prefeitura da capital.

De acordo com a administração municipal, a punição pela falta do acessório entrou em vigor em 14 de julho de 2020. Com 397 multas aplicadas, o montante arrecadado deveria chegar a R$ 39.700. No entanto, o Executivo informou que somente R$ 2.870,59 foi pago, referente a 26 multas quitadas, com juros; e a outras duas infrações, que foram parceladas em duas vezes.

Lei obriga uso do acessório na cidade desde 14 de julho de 2020. Foto: reprodução/ Pixabay

 

Além disso, dois cidadãos entraram com recurso administrativo e tiveram as multas suspensas; 22 penalidades ainda não venceram; e 345 infrações foram inscritas na dívida ativa do município.

A PBH relembrou que a aplicação de multas segue sendo feita pela equipe de fiscalização da prefeitura ou pela Guarda Municipal. Segundo o Executivo, a primeira abordagem tem finalidade educativa, ou seja, o cidadão que é flagrado sem o item é orientado a colocá-lo. Apenas em caso de desobediência, a pessoa é multada.

Destaques