Música, dança e literatura reforçam a programação cultural da Cemig desta semana

Atrações são oferecidas pela Cemig, gratuitamente, em plataformas digitais

Por Plox

14/07/2021 16h34 - Atualizado há quase 3 anos

A Cemig apresenta, nesta semana, variada programação online, através de projetos patrocinados via leis de incentivo à cultura nos campos da literatura, música e dança. Terá o conceituado espetáculo ‘’Parabelo’’, de um de nossos mais renomados grupos de dança, o Corpo, palestra da academia Mineira de Letras e ainda shows musicais com o pernambucano Otto e o carioca Evandro Mesquita. Tudo disponibilizado gratuitamente para curtir debaixo das cobertas, aproveitando o friozinho.

Confira as atrações na página da Cemig no facebook:    https://www.facebook.com/events/538786444226026

Grupo Corpo em Temporada comentada – Parabelo (1997)

O Grupo Corpo volta às plataformas digitais com um espetáculo completo seguido de conversa com o coreógrafo Rodrigo Pederneiras. Com inspiração sertaneja, Parabelo, de 1997, é para Rodrigo Pederneiras “a mais brasileira e regional” de suas criações, sobre uma trilha inspirada que relê cantos de trabalho e devoção, o baião cadenciado e uma miríade de ritmos do Nordeste. No cenário, a estética dos ex-votos de igrejas interioranas que inspira Fernando Velloso e Paulo Pederneiras na composição dos dois painéis, e as cores intensas do figurino de Freusa Zechmeister.

De Conversa em Conversa– Talk show com Evandro Mesquita

Nesta edição do projeto De Conversa em Conversa, o bate papo é com Evandro Mesquita, o icônico lead singer da banda Blitz. Ele atua, escreve, dirige, toca e canta. Fundou a Blitz, levando o jogo de cena teatral para a banda - fenômeno musical pop dos anos 80. Participou de novelas, cinema, voltou ao teatro e de vez em outra reúne a Blitz para novas aventuras. O Projeto De Conversa em Conversa - 2ª Temporada visa aproximar os artistas do público, através de bate papos com artistas entremeados por apresentações musicais. 

Inhotim em Cena – Botânica: Show de Otto, Gravado na Estufa Equatorial

Ex-percussionista da primeira formação da Nação Zumbi e do Mundo Livre S/A, Otto participou intensamente do movimento manguebeat. Em seus trabalhos solo, resgata ritmos brasileiros e os funde ao som eletrônico - raiz e modernidade. O artista se apresentará no projeto Inhotim em Cena, concebido em formato audiovisual singular, que transcende a gravação de shows, proporcionando ao público uma forma diferente de apreciar a música, as artes plásticas, a natureza e a arquitetura juntas, de uma forma única.

Academia Mineira de Letras – Palestra online “Maria Lúcia Alvim: reverberações”, com a professora Kelen Benfenatti

A professora Kelen Benfenatti abordará dados sobre a poeta e sua poética que evidenciam a necessidade de reconhecimento de seu nome nas letras nacionais.  Sua poesia se configura como reverberações de uma vida, em que se ouvem memórias afetivas e literárias. Recentemente foi lançado o livro Batendo Pasto, que havia sido confiado ao poeta e amigo Paulo Henriques Brito para ser publicado postumamente. O livro foi lançado após 40 anos de silêncio e recolhimento e parece ter sido a despedida de Maria Lúcia, que faleceu de Covid-19 pouquíssimo tempo depois do lançamento e de receber homenagens.

Destaques