Proposta de criação da Universidade Federal do Vale do Aço recebe apoio de três ministros
Proposta recebeu o maior número de votos em Minas Gerais, 1.792, até esta sexta-feira (14). Participação popular na plataforma Brasil Participativo foi prorrogada até domingo, às 22h
Por Plox
14/07/2023 15h25 - Atualizado há quase 2 anos
A criação da Universidade Federal do Vale do Aço, inscrita na plataforma Brasil Participativo, é a proposta que até esta sexta-feira (14) recebeu o maior número de votos em Minas Gerais: 1.792. E na plenária estadual do Plano Plurianual Participativo, 2024-2027, realizada quarta-feira (12), em Belo Horizonte, três ministros manifestaram apoio: Simone Tebet, ministra do Planejamento; Alexandre Silveira, de Minas e Energia; e Márcio Macedo, ministro da secretaria geral da Presidência da República. O prazo para a votação foi prorrogado até às 22h domingo (16). Veja os detalhes.
A proposta de criação da Universidade Federal do Vale do Aço, apresentada pelo analista de políticas públicas, Leonardo Patrick, na plataforma Brasil Participativo, figura na 16ª posição das propostas que integram a temática nacional da educação. A proposta foi elaborada por um grupo de trabalho constituído ainda no final do ano passado e recebeu apoio de movimentos sociais, segmentos da sociedade civil e empresariais, como o caso da Agenda de Convergência do Vale do Aço – coordenada pela FIEMG Vale do Aço, com presença de 64 entidades.
Planária estadual
Durante a plenária estadual do PPA em Minas Gerais, a proposta foi entregue individualmente aos ministros, com a presença da ex-vereadora de Ipatinga e chefe de gabinete do Ministério do Trabalho, Lene Teixeira. Também foi defendida pela professora Reny Batista, coordenadora do pré-vestibular comunitário EDUCAFRO, que destacou a importância da criação da Universidade para geração de oportunidades para a juventude e como propulsora do desenvolvimento regional do Vale do Aço.
Repactuação do crime de Mariana
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enquanto coordenador do setor mineral, voltou a reiterar seu apoio em garantir que recursos da repactuação sejam empenhados para criação da Universidade Federal do Vale do Aço.
Plano Plurianual Participativo
A ministra de planejamento, Simone Tebet, se comprometeu em levar ao ministro Camilo Santana, a criação da Universidade Federal do Vale do Aço, como a prioridade para educação pública superior no estado de Minas Gerais.
Vote por aqui:
https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br