Atirador era registrado no Partido Republicano de Trump, mas fez doção para o Partido Democrata

Ex-presidente Donald Trump ferido durante comício na Pensilvânia

Por Plox

14/07/2024 09h39 - Atualizado há cerca de 2 meses

Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, foi identificado pelo FBI como o responsável pelo atentado contra Donald Trump em um comício na Pensilvânia, no sábado (13). O ex-presidente dos Estados Unidos sofreu um ferimento na orelha direita, foi levado ao hospital e recebeu alta cerca de três horas depois.

Foto: reprodução TV

Atirador abatido no local do crime

Crooks, que vivia em Bethel Park, na Pensilvânia, foi morto logo após disparar várias vezes no evento de Trump. O FBI investiga se ele agiu sozinho ou se houve participação de outras pessoas. No local, a polícia recuperou um fuzil AR-15 semiautomático.

Histórico e motivações desconhecidas

Crooks não possuía antecedentes criminais, conforme informou o "The New York Times". Apesar de estar registrado como "republicano", ele fez uma doação de US$ 15 a um comitê progressista que apoia os democratas no dia da posse de Joe Biden em 2021.

Formado pela Bethel Park High School em 2022, Crooks recebeu um prêmio de US$ 500 da Iniciativa Nacional de Matemática e Ciências. O FBI não revelou mais detalhes sobre as investigações ou sobre as motivações do atentado.

Reação e recuperação de Trump

Foto: reprodução TV

Um vídeo mostra o momento em que Trump reage aos disparos, levando a mão à orelha e se abaixando antes de ser retirado do local pelos agentes do Serviço Secreto. Ele acenou para o público com a orelha ensanguentada e foi levado ao hospital. Após ser liberado, Trump viajou para seu clube de golfe em Nova Jersey.

Em uma rede social, Trump comentou sobre o ocorrido: "Eu levei um tiro que atingiu o pedaço superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado quando ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Sangrou muito, e aí me dei conta do que estava acontecendo". Assessores de sua campanha confirmaram que ele está bem.

Próximos passos na campanha

Trump está confirmado para comparecer à convenção do Partido Republicano, que ocorrerá entre segunda (16) e quinta-feira (19). No evento, ele será oficializado como candidato à presidência na eleição de novembro, além de anunciar seu vice na chapa. Até a última atualização, um boletim médico oficial ainda não havia sido divulgado.

Destaques