Evento clandestino de rinha de galos é descoberto e resgata 40 aves em Minas
Evento clandestino foi descoberto após denúncia anônima e ocorria em zona rural de Santana do Manhuaçu; galos apresentavam sinais de maus-tratos
Por Plox
14/07/2025 11h50 - Atualizado há 1 dia
Uma operação realizada no último sábado (12) pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) resultou na interrupção de uma rinha de galos que ocorria no Córrego Amolar, localizado na zona rural de Santana do Manhuaçu, na região do Rio Doce.

Cerca de 40 aves foram resgatadas no local. Muitas delas apresentavam ferimentos visíveis e claros indícios de maus-tratos, evidenciando o sofrimento imposto durante as disputas. A ação policial teve início após uma denúncia anônima feita ao número de emergência 190, o que permitiu que os militares se deslocassem até a propriedade.
Ao chegarem, os policiais se depararam com uma arena improvisada, estrutura típica usada em rinhas, além de diversas pessoas que acompanhavam o evento. Algumas tentaram fugir, mas foram contidas pela equipe da PM. Os presentes confessaram, de forma espontânea, a participação na rinha. Entre os envolvidos estavam apostadores, espectadores e donos dos galos utilizados nas lutas.
O proprietário do imóvel onde a rinha ocorria foi identificado e também apontado como o principal organizador do evento clandestino. Ele admitiu sua responsabilidade perante os policiais. Todos os envolvidos foram encaminhados para os procedimentos legais, assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados. A operação contou também com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente, que acompanhou toda a ação.