Mesmo com avanços, Piracicaba e Limeira não atingem meta de alfabetização infantil
Cidades do interior paulista tiveram leve melhora em 2024, mas continuam abaixo do índice estabelecido pelo Inep para crianças de até sete anos
Por Plox
14/07/2025 14h49 - Atualizado há 1 dia
Os municípios paulistas de Piracicaba e Limeira apresentaram crescimento modesto nos índices de alfabetização infantil, mas não conseguiram atingir as metas estipuladas para o ano de 2024, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Em Piracicaba, o índice de alfabetização de crianças de até sete anos subiu de 54,7% em 2023 para 55,08% em 2024. Apesar do avanço, o número está abaixo da meta estabelecida de 58,93%. Já em Limeira, a taxa passou de 62,4% para 62,75% no mesmo período, também ficando aquém do objetivo, que era de 65,28%.
O índice Criança Alfabetizada avalia a capacidade das crianças de ler, escrever e compreender textos de forma básica até os sete anos. Essa habilidade vai além da simples decodificação de palavras, como explicou a pedagoga Lucilaine Zampolim. Segundo ela, a alfabetização envolve entender o significado das palavras conforme o contexto em que estão inseridas.
Zampolim deu como exemplo a frase “Vai, Brasil!”, que exige uma interpretação contextual diferente da frase “Eu moro no Brasil”. Essa percepção é fundamental para a alfabetização ainda na primeira infância. Ela também destacou que o histórico de contato da criança com o mundo letrado influencia diretamente no processo de aprendizagem.
A pedagoga observou que crianças que frequentam creches com acesso a livros e letras desde cedo geralmente apresentam melhores resultados. Já aquelas que foram introduzidas mais tardiamente nesse universo podem ter mais dificuldades em se alfabetizar no tempo esperado.
O impacto da alfabetização tardia também pode se refletir na vida adulta. A aposentada Fátima Alves, de 70 anos, relatou que enfrentava obstáculos para realizar tarefas cotidianas simples, como pegar um ônibus ou lidar com dinheiro. Após participar do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), Fátima conseguiu se alfabetizar e recuperou sua autonomia.
Em resposta aos dados do Inep, a Prefeitura de Limeira afirmou que aderiu formalmente ao Programa de Alfabetização em parceria com o governo estadual e federal, buscando melhorar o ensino básico. Já a administração municipal de Piracicaba ressaltou que os dados refletem o período de 2024 e que a atual gestão trabalha para melhorar esses indicadores nos próximos levantamentos.