Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Presidente da Techint, Paolo Rocca, lamenta morte de Sérgio Leite e destaca sua liderança

Para Rocca, além da perda de um executivo importante, trata-se da despedida de um amigo e de um líder

15/07/2025 às 02:31 por Redação Plox

O presidente do Grupo Techint, Paolo Rocca, emitiu uma nota pública lamentando a morte de Sérgio Leite de Andrade, vice-presidente de Assuntos Estratégicos da Usiminas. Para Rocca, além da perda de um executivo importante, trata-se da despedida de um amigo e de um líder com papel decisivo nos rumos da siderurgia nacional e latino-americana.


ImagemFoto: Divulgação


Em seu comunicado, Paolo Rocca destacou o legado construído por Leite ao longo das décadas.

Com a perda de Sergio Leite, o Grupo Techint perde também um amigo, um colega, um líder que nos acompanhou nos grandes desafios da nossa indústria no Brasil e na América Latina. Vamos lembrá-lo pela sua competência, pela sua dedicação ao crescimento dos nossos colaboradores, pela sua capacidade de representar as aspirações daqueles que acreditam na força e no futuro da indústria do aço no Brasil e pela sua atenção aos clientes da nossa cadeia de valor e às comunidades em que estamos presentes", disse o presidente do grupo.



Legado de décadas no setor siderúrgico

Sérgio Leite faleceu nesta segunda-feira (14), aos 71 anos, no condomínio onde morava, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O velório e o sepultamento serão realizados nesta terça-feira (15), na capital mineira, com cerimônia marcada para as 12h e enterro às 16h, no Bosque da Esperança Cemitério Parque.


Com quase 50 anos dedicados à Usiminas, Leite ocupou 15 funções executivas na companhia desde que ingressou, em 1976. Foi presidente da empresa entre 2016 e maio de 2022, permanecendo, após o término da gestão, no Conselho de Administração. Atualmente, exercia também o cargo de vice-presidente de Assuntos Estratégicos da Usiminas.


Paralelamente, ele presidia o Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil no mandato de 2024 a 2026 e liderava o Conselho de Administração da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM) desde 2021.


Reconhecimento nacional e internacional

A trajetória de Sérgio Leite também foi reconhecida fora das instituições empresariais. Em 2023, ele recebeu o “Prêmio PLOX de Atitude Positiva” durante o evento de 15 anos do portal, ocasião em que destacou a importância de manter uma postura construtiva e inspiradora. No mesmo ano, foi incluído na lista das 500 pessoas mais influentes da América Latina e do Caribe, elaborada pela Agência Bloomberg.


A nota de Paolo Rocca se soma às diversas manifestações de pesar que reforçam a influência de Leite na indústria brasileira e seu compromisso com o desenvolvimento do setor ao longo de quase meio século.

Compartilhar a notícia

Veja também
auxilio_17.jpg
ECONOMIA

Auxílio Emergencial: veja quem recebe a 3ª parcela hoje (25)

Fernando Frazão Agência Brasil
ECONOMIA

Acordo coletivo nos Correios prevê reajuste e benefícios para 2024

Assinatura do acordo acontecerá na próxima quarta-feira e trará benefícios para mais de 71 mil empregados

ECONOMIA

Selic pode alcançar 15% em 2025, maior nível desde 2006

Projeções de bancos indicam alta significativa nos juros básicos e impacto na economia brasileira.

Brasil lucra no agro, mas perde na indústria com guerra comercial, aponta pesquisa
ECONOMIA

Brasil lucra no agro, mas perde na indústria com guerra comercial, aponta pesquisa

Pesquisa da UFMG aponta que Brasil pode ganhar US$ 4,8 bilhões com exportações agrícolas, mas indústria deve perder US$ 3,5 bilhões com tarifas impostas por EUA e China

para você
bike
ESPORTES

Atleta ipatinguense lança time de ciclistas para competições nacionais e internacionais

Projeto é considerado pioneiro na região devido à estrutura oferecida com multiprofissionais e suporte em viagens

Após briga com esposa, homem incendeia casa e gato morre asfixiado
GERAL

Após briga com esposa, homem incendeia casa e gato morre asfixiado

Câmeras registraram o momento em que o suspeito tranca o imóvel e sai com o rosto coberto; bombeiros salvaram cachorro que estava preso

Fecundidade cai no Brasil e acelera envelhecimento da população
SAúDE

Fecundidade cai no Brasil e acelera envelhecimento da população

Índice de 1,6 filhos por mulher em 2024 coloca o país abaixo do nível de reposição populacional e pressiona sistemas de saúde e previdência

Foto: Joubert Oliveira/Fórum Lafayette
POLíCIA

Membros da Máfia Azul condenados a mais de 50 anos de prisão por ataque a ônibus e morte de torcedor

Gustavo Luiz da Silva e Walker Marcelino Gouveia Lopes receberam penas que somam mais de 110 anos de reclusão por homicídio e tentativas de assassinato