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A Fundação Aperam Acesita lançou oficialmente o projeto “Diagnosticando a Realidade de Crianças e Adolescentes de Timóteo para uma Educação Equitativa”, uma iniciativa que tem como foco investigar o desempenho escolar no Ensino Fundamental das escolas públicas do município. O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timóteo (CMDCA) e selecionado entre 40 ações apoiadas pelo edital Itaú Fundos da Infância e da Adolescência 2024, com apoio do Itaú Social.
Com parceria da Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o projeto atenderá diretamente mais de 3.500 estudantes de 11 escolas localizadas nos bairros Macuco, Limoeiro, Alphaville, Vale Verde, Novo Tempo, Alvorada, Centro Sul, São José, Ana Rita, Santa Maria e Novo Horizonte.
O objetivo é mapear as condições de ensino, identificar riscos e dificuldades enfrentadas por alunos e professores e, a partir disso, propor melhorias efetivas para garantir uma educação mais justa e inclusiva.
O lançamento oficial ocorreu no Teatro da Fundação Aperam no dia 3 de julho, com presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Capitão Vitor Prado, secretários municipais, representantes da Polícia Militar, diretores de escolas, pedagogos, equipe técnica do projeto e membros do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Segundo Neide Barbosa Morais, coordenadora de projetos da Fundação Aperam, o engajamento das parcerias será essencial para alcançar os objetivos. “Temos muito trabalho a fazer e tenho certeza de que vamos identificar diversas possibilidades de contribuir com o desenvolvimento das crianças e adolescentes do município”, destacou.
O prefeito Vitor Prado ressaltou a importância da iniciativa para a gestão educacional. “O projeto é uma oportunidade para entender o contexto e a realidade de cada escola e cada aluno. Será uma ferramenta para proporcionar equidade e investir com qualidade em todos nossos bairros”, afirmou.
A consultoria técnica do projeto está sob responsabilidade de Margarete Aparecida Amorim, do Instituto Gregório Baremblitt (IGB). Ela explicou que os primeiros trabalhos de campo começaram em março e já revelaram apontamentos importantes: defasagem em alfabetização e letramento, problemas de infraestrutura escolar e necessidade de acompanhamento contínuo a professores e assistentes.
“O Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Timóteo já apontava esses desafios, e agora estamos aprofundando com dados atualizados. A ideia é que o diagnóstico se transforme em uma ferramenta prática de mudança, com atuação conjunta entre todos os agentes envolvidos”, concluiu Margarete.
O projeto segue em andamento com ações nas escolas e coleta de dados que nortearão políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da educação no município.
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