Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Projeto da Fundação Aperam vai diagnosticar educação pública em Timóteo

Iniciativa beneficiará mais de 3.500 estudantes e foi selecionada pelo Itaú Social entre projetos de todo o Brasil

14/07/2025 às 18:40 por Redação Plox

A Fundação Aperam Acesita lançou oficialmente o projeto “Diagnosticando a Realidade de Crianças e Adolescentes de Timóteo para uma Educação Equitativa”, uma iniciativa que tem como foco investigar o desempenho escolar no Ensino Fundamental das escolas públicas do município. O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timóteo (CMDCA) e selecionado entre 40 ações apoiadas pelo edital Itaú Fundos da Infância e da Adolescência 2024, com apoio do Itaú Social.


Imagem Foto: Divulgação

Com parceria da Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o projeto atenderá diretamente mais de 3.500 estudantes de 11 escolas localizadas nos bairros Macuco, Limoeiro, Alphaville, Vale Verde, Novo Tempo, Alvorada, Centro Sul, São José, Ana Rita, Santa Maria e Novo Horizonte.


O objetivo é mapear as condições de ensino, identificar riscos e dificuldades enfrentadas por alunos e professores e, a partir disso, propor melhorias efetivas para garantir uma educação mais justa e inclusiva.


Imagem Foto: Divulgação

O lançamento oficial ocorreu no Teatro da Fundação Aperam no dia 3 de julho, com presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Capitão Vitor Prado, secretários municipais, representantes da Polícia Militar, diretores de escolas, pedagogos, equipe técnica do projeto e membros do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.


Segundo Neide Barbosa Morais, coordenadora de projetos da Fundação Aperam, o engajamento das parcerias será essencial para alcançar os objetivos. “Temos muito trabalho a fazer e tenho certeza de que vamos identificar diversas possibilidades de contribuir com o desenvolvimento das crianças e adolescentes do município”, destacou.


O prefeito Vitor Prado ressaltou a importância da iniciativa para a gestão educacional. “O projeto é uma oportunidade para entender o contexto e a realidade de cada escola e cada aluno. Será uma ferramenta para proporcionar equidade e investir com qualidade em todos nossos bairros”, afirmou.


Imagem Foto: Divulgação

A consultoria técnica do projeto está sob responsabilidade de Margarete Aparecida Amorim, do Instituto Gregório Baremblitt (IGB). Ela explicou que os primeiros trabalhos de campo começaram em março e já revelaram apontamentos importantes: defasagem em alfabetização e letramento, problemas de infraestrutura escolar e necessidade de acompanhamento contínuo a professores e assistentes.


“O Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Timóteo já apontava esses desafios, e agora estamos aprofundando com dados atualizados. A ideia é que o diagnóstico se transforme em uma ferramenta prática de mudança, com atuação conjunta entre todos os agentes envolvidos”, concluiu Margarete.


O projeto segue em andamento com ações nas escolas e coleta de dados que nortearão políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da educação no município.


Compartilhar a notícia

Veja também
Professores serão capacitados pelo governo Zema para atuarem como examinadores de trânsito em Minas
EDUCAçãO

Professores serão capacitados pelo governo Zema para atuarem como examinadores de trânsito em Minas

Iniciativa começa em agosto e prepara 234 docentes para reforçar equipe de examinadores em Minas Gerais

Prefeitura de Ipatinga capacita 500 assistentes da Educação Especial
EDUCAçãO

Prefeitura de Ipatinga capacita 500 assistentes da Educação Especial

Capacitação valoriza experiências práticas, afeto e desenvolvimento profissional para ampliar a inclusão nas escolas municipais

FSFX abre inscrições para Residência Médica e Estágio de Férias em Ipatinga
EDUCAçãO

FSFX abre inscrições para Residência Médica e Estágio de Férias em Ipatinga

Oportunidades contemplam estudantes e médicos em formação nos hospitais Márcio Cunha, em Ipatinga, e Carlos Chagas, em Itabira

Prefeito de Timóteo sanciona lei que autoriza leitura da Bíblia como recurso pedagógico
EDUCAçãO

Prefeito de Timóteo sanciona lei que autoriza leitura da Bíblia como recurso pedagógico

Texto prevê uso cultural e literário de trechos bíblicos em atividades escolares, com participação opcional dos alunos

para você
Marcelo Camargo/Agência Brasil
SAúDE

Cirurgia que Lula passará tem espera de até 5 anos no SUS

A investigação revela discrepâncias notáveis nas listas de espera.

capa
GERAL

Funcionária de supermercado em BH obtém rescisão indireta após sofrer assédio sexual

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) condenou a rede de supermercado a pagar R$ 20 mil à funcionária por danos morais.

Mãe é suspeita de matar a filha de 2 meses após brigar com o marido
POLíCIA

Mãe é suspeita de matar a filha de 2 meses após brigar com o marido

Renata Pereira dos Santos e Halisson Conceição dos Santos foram flagrados em bar com a filha e são suspeitos de homicídio qualificado; Justiça aponta indícios de violência e decreta prisão preventiva.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM E RECORD TV
GERAL

Investigação em Curso: Operação Iraúna ganha Novos Desdobramentos em Aeroporto de Guarulhos

As autoridades continuam em busca do segundo suspeito com mandado de prisão temporária.