Bolsonaro participa de inauguração de escola que leva seu nome

Esta é a terceira viagem que o chefe do Executivo faz à região Nordeste do Brasil para inaugurar obra

Por Plox

14/08/2019 11h43 - Atualizado há mais de 4 anos

Será inaugurada no Piauí, na cidade de Parnaíba, a escola militar que leva o nome do presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, nesta quarta-feira, 14 de agosto. A cerimônia contará com a presença do próprio presidente.

A visita de Bolsonaro será feita junto do prefeito da cidade, Francisco de Moraes Souza, o Mão Santa. Ministros e senadores locais também acompanharão a cerimônia. Esta é a terceira viagem em um mês que o chefe do Executivo faz à região Nordeste do Brasil para inaugurar obra.

presidente

Escola inaugurada será no modelo militar-Foto: Agência Brasil/Imagem Ilustrativa

A instituição educacional é uma escola privada, do Serviço Social do Comércio (Sesc), sendo mantida pelos patronos e não pelo governo. O presidente chegou à cidade na parte da manhã. Apesar de uma escolha do nome ter gerado polêmica por ter sido batizado pelo nome de uma pessoa viva, a decisão do Sesc não é considerada ilegal, como explica a professora e advogada Mônica Sapucaia: “Como o Sesc é uma instituição privada, do Sistema S, mantida por seus patronos, ela não se baliza pelas regras do direito administrativo”, disse em entrevista à revista Veja. Entretanto, como salienta Mônica, “as escolas do Sistema S oferecem um serviço público, por isso é complicado fazer uma homenagem a um presidente” que ainda está “vivo” e que pode tentar uma reeleição. A Escola Presidente Jair Messias Bolsonaro terá Educação Moral e Cívica entre as disciplinas.

"Como pessoa do direito privado, pode homenagear qualquer pessoa", disse o presidente do conselho regional do Sesc-PI, Valdeci Cavalcante. 

Atualizada às 15h18

Destaques