Pesquisadores desenvolvem vacina que pode dar fim à acne

14/08/2019 14:41

O resultado da pesquisa foi divulgado no Journal of Investigative Dermatology no final de 2018

Publicidade

A partir de um estudo realizado pela Universidade da Califórnia (EUA) sobre a acne bacteriana, foi criada uma vacina contra o problema de pele. A acne é causada, em partes pela bactéria P. acnes. O resultado da pesquisa foi divulgado no Journal of Investigative Dermatology no final de 2018 e avaliou o uso da vacina em pacientes com peles acneicas e camundongos.

Paola Pomerantzeff, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), explica que "um antígeno foi injetado no organismo dos ratos e foi eficiente no combate das P. acnes. Como reação, foram produzidos anticorpos contra as bactérias causadoras da acne. Nas células cutâneas de pacientes que têm esse problema, os pesquisadores obtiveram como resposta uma baixa da inflamação encontrada nas amostras”.

Jovem com acne: pesquisadores estudam vacina (foto: Holding/divulgação)

Foto: Reprodução
Ela afirma que há uma evolução no que diz respeito a tecnologia e pesquisas, mas que os cientistas ainda não detectaram o exato fator causador da acne, motivo pelo qual ainda não foi encontrada a cura da inflamação. Porém, o estudiosos estão empolgados para que o ensaio clínico da vacina seja feito em pessoas e haja resultados positivos como demonstrados no testes anteriores.

Atualizada às 15h55



Publicidade