Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Shopping Vale do Aço vê possibilidade de reabertura como “luz no fim do túnel”

    Segundo a Administração do centro de compras, a Prefeitura de Ipatinga se compromete a aderir ao 'Minas Consciente' caso se enquadre na onda amarela

    Por Plox

    14/08/2020 07h48 - Atualizado há mais de 3 anos

    Nessa quinta-feira (13), após a 3ª audiência de conciliação realizada entre representantes do Ministério Público, Prefeitura de Municipal de Ipatinga, Sindcomércio e Intermall, sobre a reabertura do Shopping Vale do Aço, onde se discutiu a necessidade da adesão do Município ao plano Minas Consciente, a prefeitura se comprometeu a aderir ao programa caso Ipatinga se enquadre na onda amarela.

    Segundo a administração do Shopping Vale do Aço, a exemplo de Belo Horizonte, será feito um pedido ao Centro de Operações Especiais em Saúde (COES) para que os indicadores de Ipatinga sejam considerados isoladamente e não em conjunto com a região de saúde. Para isso, a Prefeitura de Ipatinga enviará ofício juntamente com a Intermall e Sindcomércio ao comitê gestor de crise responsável pelo Minas Consciente.

    Atualmente o Programa classifica as ondas de retomada por macrorregião, o que englobaria todo o Vale do Aço e região. Considerando somente a cidade de Ipatinga, o município se enquadraria na onda amarela permitindo a abertura dos serviços não essenciais para todo o comércio da cidade, incluindo o shopping. 

     

    shopping ipatingaFoto: divulgação
     

    De acordo com a Administração do centro de compras, o Ministério Público se comprometeu a encaminhar e mediar o pedido da análise isolada da cidade de Ipatinga e ajudar o Shopping Vale do Aço à retomada das atividades, uma vez que não compete ao órgão a determinação da flexibilização para funcionamento do empreendimento. Até a próxima segunda-feira o ofício será encaminhado ao Ministério Público.

    Em coletiva na tarde de ontem, Nardyello Rocha, prefeito de Ipatinga, afirmou que o município iria fazer essa proposta durante a reunião. O prefeito afirmou ainda que a cidade não iria aderir ao MInas Consciente, caso seja considerada como onda vermelha, pois com isso, a cidade teria que fechar grande parte do comércio da cidade novamente.

    “Se Ipatinga aderir ao Minas Consciente, e for considerado os dados da região, cerca de 50 lojas do Shopping poderão abrir, porém, 400 lojas terão que fechar no comércio de rua”, afirmou Nardyello.

     

    shopping-do-vale-do-aço-divulgaçãoFoto: divulgação

     

    Minas Consciente

    O "Minas Consciente", programa criado pelo governo estadual, prevê a retomada gradual das atividades comerciais e industriais que foram suspensas por causa da pandemia do coronavírus. O plano setoriza as atividades econômicas em três “ondas”: onda vermelha, permite a abertura dos serviços essenciais; onda amarela, permite a abertura dos serviços não essenciais; e onda verde, que permite a abertura dos serviços não essenciais com alto risco de contágio. Tal classificação é embasada em critérios e dados epidemiológicos a partir de um monitoramento constante da situação pandêmica e da capacidade assistencial do Município. 

    De acordo com o Shopping Vale do Aço, ao contrário do que tem se falado, o programa permite a abertura de diversos setores até mesmo no enquadramento da onda vermelha, a mais restritiva. Neste contexto, são considerados como atividades essenciais: o comércio de tecidos e artigo de cama, mesa e banho; telefonia incluindo a comercialização de aparelhos e acessórios; cosméticos e perfumaria; alimentação - nesse caso, o que não pode é o consumo interno, os clientes podem buscar e consumir em casa – entre outros. 

    Segundo Rafael Martinez, gerente geral do Shopping Vale do Aço, nesse modelo já seria permitido a retomada de 49 operações. Já na onda amarela, todos os seguimentos do shopping poderiam ser retomados com exceção do cinema, teatro e atividades infantis, conclui Rafael.

    As 'ondas' preveem uma lógica gradual e sequencial de abertura, para que a retomada se dê em forma progressiva, observando o quadro epidemiológico. Assim, a partir dos indicadores será possível identificar o momento de progredir a uma nova onda, manter a onda atual ou retroceder a uma situação anterior, caso os dados e a tendência local sejam de agravamento. 

    Ainda segundo a Administração do Shopping Vale do Aço, diversas cidades de grande porte que aderiram ao Minas Consciente já progrediram de fase, como é o caso de Governador Valadares, que já está na onda amarela podendo retomar o funcionamento das atividades não essenciais.


     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]