Como seu perfil e localização influenciam no preço do seguro em Belo Horizonte

Seguro costuma ser mais caro para homens jovens e solteiros porque eles se envolvem mais em acidentes, segundo as estatísticas

Por Plox

14/08/2023 07h46 - Atualizado há 10 meses

As estatísticas mostram que homens, especialmente aqueles que são jovens e solteiros, tendem a se envolver mais em acidentes. Este fator, associado ao histórico de ocorrências no trânsito, acaba influenciando diretamente o preço do seguro automotivo para esse grupo.

 

Foto: Freepik

Vivendo em Belo Horizonte? O local de sua residência pode impactar no valor

Belo Horizonte tem suas particularidades quando falamos de seguros. Bairros localizados próximos a vias de fácil acesso, como o Anel Rodoviário e rodovias, são alvos frequentes de assaltantes que buscam rotas rápidas de fuga após roubos. Segundo Igor Passos, representante do SindiSeg-MG, as regiões com muitas "vias de escape" tendem a registrar um número maior de ocorrências, impactando assim no valor do seguro para os residentes dessas áreas.

Homens x Mulheres: uma análise baseada em estatísticas

As estatísticas das seguradoras apontam que as mulheres se envolvem em menos ocorrências de trânsito em comparação aos homens. Com isso, é comum que as seguradoras ofereçam preços mais atrativos para o público feminino. Por outro lado, os homens solteiros e até mesmo divorciados podem ser surpreendidos com valores mais elevados. A justificativa se encontra na avaliação do comportamento médio. Acredita-se que, em média, um homem solteiro tem uma rotina mais ativa, frequentando eventos noturnos e locais que podem representar mais riscos ao veículo, por exemplo.

Critérios gerais de precificação

Os seguros não possuem um valor tabelado, sendo definido por uma combinação de diversos fatores. Entre os principais critérios estão:

  • Valor do veículo
  • Frequência de acionamento do seguro (índice de sinistralidade)
  • Idade e experiência do condutor
  • Estado civil e comportamento associado
  • Uso regular do veículo (se fica mais tempo parado ou em movimento)
  • Local onde o carro é guardado
  • Coberturas escolhidas e franquia contratada
Destaques