Morre ex-diretor da Globo Octávio Florisbal, aos 84 anos

Florisbal iniciou sua carreira na Globo na década de 1980, onde inicialmente assumiu a direção do departamento de marketing da emissora

Por Plox

14/08/2024 09h49 - Atualizado há 5 meses

Nesta quarta-feira (14), morreu aos 84 anos o executivo e ex-diretor geral da Globo, Octávio Frioli Florisbal. Com uma trajetória de mais de 30 anos na emissora, Florisbal foi uma figura central no desenvolvimento do setor de mídia no Brasil. A causa da morte, assim como detalhes sobre o velório e sepultamento, não foram divulgados.

Foto: Reprodução/TV

Carreira na Globo e desafios enfrentados

Florisbal iniciou sua carreira na Globo na década de 1980, onde inicialmente assumiu a direção do departamento de marketing da emissora. Seu talento e visão estratégica rapidamente o levaram a novos desafios, e em 1991, em um período marcado por crise financeira no Brasil, foi convidado pelos acionistas das então Organizações Globo para assumir o cargo de superintendente comercial.

No ano de 2002, Florisbal foi designado como diretor-geral interino da Globo, posição que passou a ocupar de forma definitiva em 2004. Ele permaneceu no cargo até 2012, desempenhando um papel crucial na consolidação da emissora como líder no mercado de comunicação. Após deixar a direção-geral, continuou a contribuir com sua expertise como membro do conselho de administração das Organizações Globo até 2017.

Formação e início da carreira

Nascido em São Paulo, Octávio Frioli Florisbal era filho do avicultor Elegardo Florisbal e da dona de casa Josephina Frioli Florisbal. Aos 16 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar no Colégio Naval, em Angra dos Reis. Mais tarde, formou-se em comunicação e marketing na Escola Superior de Propaganda, em São Paulo, cidade onde iniciou sua carreira no setor publicitário.

Antes de ingressar na Globo, Florisbal trabalhou em importantes agências de propaganda, como J. Walter Thompson, Norton Publicidade e Lintas Internacional. Além disso, foi o primeiro presidente do Grupo de Mídia de São Paulo, entidade voltada ao estudo de audiência, consolidando sua influência no mercado publicitário brasileiro.

 

 

 

 

Destaques