X revela decisão confidencial de Moraes contra bolsonaristas e desafia censura

Plataforma de Elon Musk divulga detalhes de ação do STF, destacando bloqueio de contas e quebra de sigilos telemáticos

Por Plox

14/08/2024 07h46 - Atualizado há cerca de 1 mês

O X (antigo Twitter), sob a administração de Elon Musk, tornou pública uma decisão sigilosa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), envolvendo o senador Marcos do Val (Podemos-ES) e outros seis perfis bolsonaristas na plataforma. A decisão, assinada pelo ministro na última quinta-feira (8/8), determina o bloqueio das contas, a derrubada de sigilos telemáticos, e o envio de dados sobre acessos à conta de Mariana Eustáquio, filha do blogueiro Oswaldo Eustáquio.

Desafio à decisão judicial

Na terça-feira (13/8), o perfil oficial do X, especializado em relações governamentais, desafiou a decisão ao publicar: "Esse ofício exige a censura de contas populares no Brasil, incluindo um pastor, um atual parlamentar e a esposa de um ex-parlamentar". O X ainda enfatizou a necessidade de transparência ao declarar: "Acreditamos que o povo brasileiro merece saber o que está sendo solicitado a nós".

Perfis alvo da decisão

Entre os afetados pela decisão de Moraes estão o influenciador Ednardo Raposo, o engenheiro Cláudio Luz, que possui 577 seguidores, o pastor Josias Pereira Lima, o senador Marcos do Val, Paola da Silva Daniel (esposa do ex-deputado Daniel Silveira), e a filha do blogueiro Oswaldo Eustáquio, Mariana Eustáquio, cujo perfil é gerido por ela e sua mãe, Sandra Eustáquio. Outro alvo é Sérgio Fischer, conhecido por suas declarações bolsonaristas nas redes sociais.

Punições previstas e ação ainda pendente

A ordem emitida pelo ministro exigia que as contas fossem bloqueadas no prazo máximo de duas horas, sob pena de uma multa diária de R$ 50.000. Entretanto, até a noite de terça-feira (13/8), nenhuma das contas havia sido desativada.

Destaques