Coruja tem asas cortadas por linha de cerol e é resgatada em Capivari
Animal da espécie 'Mocho do Diabo' sofreu cortes nas duas asas e lesão em tendão; linha cortante é proibida em SP
Por Plox
14/08/2025 15h46 - Atualizado há 4 dias
Uma coruja foi resgatada após sofrer cortes provocados por linha de cerol nas duas asas, no bairro Castelani, em Capivari (SP), nesta terça-feira (12). O resgate foi feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura do município.

Identificada como 'Mocho do Diabo', espécie conhecida pelo formato característico da cabeça, a ave caiu no quintal de uma residência e foi encaminhada a uma clínica veterinária especializada em Campinas (SP), onde passa por tratamento e avaliação para possível reabilitação e retorno ao habitat natural.
Segundo o veterinário Gabriel Bittencourt, o animal sofreu ferimentos profundos nas asas e uma lesão em um tendão, mas a radiografia descartou fraturas. \"Ela não consegue voar no momento devido aos ferimentos, mas com o tratamento adequado, esperamos que possa ser devolvida à natureza\", afirmou.
O caso acende o alerta sobre os perigos do uso de linhas cortantes como o cerol, uma mistura de cola com vidro moído, e da chamada 'linha chilena'. Ambas são proibidas no estado de São Paulo e podem causar lesões graves, amputações e até a morte de pessoas e animais.
A Prefeitura de Capivari reforça que denúncias sobre o uso dessas linhas podem ser feitas à Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153 ou pelo WhatsApp (19) 3491-1311, com atendimento 24 horas.