Homem abandona busca por HD perdido com 8 mil bitcoins, hoje avaliados em R$ 4,6 bi

James Howells, que perdeu o disco rígido em um aterro no País de Gales, tentou por 12 anos permissão para escavar o local, mas nunca conseguiu

Por Plox

14/08/2025 11h25 - Atualizado há 9 dias

Após mais de uma década de tentativas frustradas, James Howells, de 39 anos, decidiu abandonar definitivamente a busca por um disco rígido que continha 8 mil bitcoins, atualmente avaliados em cerca de R$ 4,6 bilhões.


Imagem Foto: (Foto: X


O episódio teve início em 2013, quando Howells, especialista em informática, adquiriu as criptomoedas antes da grande valorização. Meses depois, um amigo descartou por engano um saco de lixo com peças de computador — incluindo o HD onde estavam armazenadas as chaves digitais dos bitcoins.



Desde então, Howells travou uma longa batalha com o conselho municipal de Newport, no País de Gales, para obter permissão de escavar o aterro sanitário onde acredita que o dispositivo foi parar. Os pedidos, no entanto, sempre foram negados sob o argumento de que a operação seria comparável a “procurar uma agulha no palheiro”.



Com a valorização das criptomoedas, o prejuízo atingiu a marca de 635 milhões de libras. Howells chegou a acionar a Justiça para tentar reverter as negativas, mas não obteve sucesso, inclusive em uma tentativa de buscar o HD em Long Island, Newport.



Cansado de esperar, ele anunciou que irá criar sua própria criptomoeda, cujo valor será vinculado ao do HD perdido — uma forma simbólica de tentar recuperar parte da fortuna que acredita estar soterrada no aterro.


Destaques