Governo dos Estados Unidos confirma morte de filho de Osama bin Laden

Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o Paquistão

Por Plox

14/09/2019 16h02 - Atualizado há mais de 4 anos

Na manhã deste sábado (14), o governo dos Estados Unidos confirmou a morte de Hamza bin Laden, o filho de Osama bin Laden, durante uma operação do exército americano de combate ao terrorismo, na fronteira entre Afeganistão e Paquistão.

Hamza bin Laden é apontado pelo governo americano o sucessor de seu pai. O governo americano não especificou a data em que ela ocorreu. A imprensa já tinha anunciado a morte dele no fim de julho deste ano, citando fontes anônimas.

O comunicado feito pela Casa Branca diz que "a perda de Hamza bin Laden não apenas priva a Al-Qaeda de importantes habilidades de liderança e da conexão simbólica com o pai dele, mas prejudica importantes atividades operacionais do grupo".

filho-osamaFoto: reprodução/TV

O comunicado foi feito três dias depois do aniversário de 18 anos, de um dos maiores ataques terrorista da história dos Estados Unidos. No dia 11 de setembro de 2001, a Al-Qaeda, comandada por Osama bin Laden, foi a rede que perpetrou o atentado ao World Trade Center, deixando cerca de 3 mil mortos.

Em fevereiro deste ano, o governo americano anunciou uma recompensa de US$ 1 milhão por informações sobre o paradeiro de Hamza, que tinha cerca de 30 anos, ao catalogá-lo como um dirigente em ascensão no grupo extremista Al-Qaeda.

Hamza era filho de Khairiah Sabar, uma das três viúvas de Osama, segundo o "The Guardian". Ele era o décimo quinto filho dos 20 do terrorista.
 

Destaques