MP investiga sino de 17 milhões da Basílica de Trindade

Por Plox

14/09/2020 10h03 - Atualizado há mais de 3 anos

O Ministério Público de Goiás declarou nessa quinta-feira (10) em coletiva virtual que o maior sino suspenso do mundo, previsto para ser instalado na nova Basílica de Trindade, custou R$ 17 milhões. 
 
O valor pago pelo objeto é três vezes maior que o valor declarado pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). Durante o processo de compra em 2014, o sino custava R$ 6 milhões.

O objeto foi importado da Cracóvia, na Polônia. Segundo informações da própria Afipe, o sino tem 4 metros de altura, 4,5 metros de diâmetro e 55 toneladas. Ele começou a ser produzido há dois anos.

divulgaçãoafipe Foto: Divulgação/Afipe


 
De acordo com o Ministério Público, o verdadeiro valor do sino foi descoberto pelos promotores de Justiça durante análise de parte do material apreendido pela Operação Vendilhões, deflagrada no último dia 21 de agosto. 

A operação apura desvios de doações de fiéis na entidade, criada pelo padre Robson, que também é alvo das investigações individualmente.
 
Segundo o promotor responsável pelo caso, Sandro Haldfeld, o contrato de compra do sino está sob o poder do MP, para investigações e busca de evidências para solucionar o caso. 

Foram apreendidos também dispositivos eletrônicos, pen drives e HDs, notebooks e celulares, que ainda estão sob a tutela da Polícia Técnico-Científica para verificação.

Destaques