Câmara aprova extinção da BHTrans e criação de órgão com poder de polícia

Votação ocorreu em primeiro turno. Projeto de Lei foi enviado à Casa pelo prefeito da capital, Alexandre Kalil

Por Plox

13/09/2021 21h48 - Atualizado há mais de 2 anos

A Câmara de Belo Horizonte aprovou, nesta segunda-feira (13), em primeiro turno, o Projeto de Lei (PL) 160/2021, que extingue a BHTrans e cria a Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob).

De acordo com a Casa, foram 37 votos a favor e 3 contra. A proposta do PL, que é de autoria do prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), é que o novo órgão tenha autonomia orçamentária, financeira, técnica, funcional, administrativa e poder de polícia, o que significa que ela poderá aplicar multas de trânsito.

Votação em segundo turno deverá ocorrer no início do mês que vem. Foto: reprodução/ Google Street View

 

Agora, o PL passará por apreciações nas Comissões de Legislação e Justiça, de Administração Pública, de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário; e de Orçamento e Finanças Públicas. Em seguida, deverá ser votado em segundo turno no início do próximo mês. Para ser aprovado, são necessários 28 votos favoráveis nos dois turnos.

Placar da votação ficou com 37 votos favoráveis e três contrários. Foto: reprodução/ redes sociais

 

Na frente da Câmara, funcionários da BHTrans manifestaram-se contra o PL. A proposta é que a empresa seja extinta em até 15 anos, com reaproveitamento dos trabalhadores atuais. Entre as regras, os empregados da BHTrans poderiam ser cedidos a outros órgãos e entidades da prefeitura.

Destaques