Sem previsão de chuvas, Belo Horizonte registra clima de deserto nesta terça

Umidade relativa do ar alcançou 17%, quando o considerado ideal gira entre 60% e 80%

Por Plox

14/09/2021 20h29 - Atualizado há mais de 2 anos

Sem previsão de chuva para os próximos dias e com alerta de tempo seco da Defesa Civil válido até a próxima segunda-feira (20), Belo Horizonte registrou, nesta terça-feira (14), clima de deserto, com umidade relativa do ar em 17%. O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que o valor fique entre 60% e 80%.

De acordo com o órgão municipal, a pouca quantidade de água na atmosfera seguirá até, pelo menos, as 18h de segunda-feira (20), com índices abaixo dos 30%. A última vez que choveu em BH foi no dia 2 de setembro. Porém, foram registrados apenas 5 milímetros - dez vezes menos que uma chuva de verão.

Céu cinza e poluído marca setembro em BH. Foto: divulgação/ PBH

 

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de precipitações na capital pelos próximos dias. Além do tempo seco, a temperatura tem ficado alta na cidade e a expectativa é de registro de 35 graus nesta quarta-feira (15).

Por essa razão, a Defesa Civil de BH tem algumas recomendações para o período. A primeira delas é reforçar a hidratação durante o dia, e preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, e carnes grelhadas.

Também é importante evitar frituras e dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores (ou por bacia com água). Veja outras recomendações:

Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;⠀
Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;⠀
Em caso de problemas respiratórios, procure um especialista.

Destaques