Vendas do comércio varejista no país recua 0,8% em julho; em Minas o recuo foi maior que média nacional, aponta pesquisa

No comércio varejista ampliado o volume de vendas em julho caiu 0,7% frente a junho

Por Plox

14/09/2022 14h46 - Atualizado há quase 3 anos

De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Estatísticas e Geografia), o volume de vendas do comércio varejista no país recuou 0,8% em julho, comparado com mês anterior, apresentando o terceiro mês consecutivo de taxa negativa. 

Setor de vestuário e calçados teve a maior queda do comércio em julho. Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

 

No acumulado de 2022, o varejo registra variação de 0,4%. Já nos últimos 12 meses, o setor acumula queda de 1,8%. No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas em julho caiu 0,7% frente a junho e 6,8% contra julho de 2021.

Minas Gerais

Na passagem de junho para julho de 2022, na série com ajuste sazonal, o volume de vendas do comércio varejista em Minas Gerais recuou mais que a média nacional, marcando -1,8%. 

Com esse resultado, no ano de 2022 (janeiro a julho), Minas Gerais apresenta avanço de 4,8% (4 taxas positivas e 3 negativas) sendo que no Brasil verificou-se um avanço de 2,3%, desde o início do ano.


 

Destaques