Idoso de 79 anos confessa abuso sexual contra pata no litoral de São Paulo
Homem admitiu em depoimento à Polícia Civil que cometeu o ato e disse que 'deu bobeira'; caso ocorreu em chácara em Peruíbe
Por Plox
14/09/2025 14h25 - Atualizado há cerca de 14 horas
Um idoso de 79 anos foi acusado de abusar sexualmente de uma pata em uma chácara no bairro Recreio Santista, em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Em depoimento à Polícia Civil, ele confessou o crime e declarou que 'deu uma bobeira e quis fazer'.

O caso foi descoberto após a circulação de um vídeo que mostra o homem cometendo o ato, cercado por outros animais. Nas imagens, ele aparece segurando a ave sobre uma estrutura de concreto. Devido ao conteúdo sensível, as cenas não foram divulgadas.
De acordo com a investigação, o suspeito foi contratado para cuidar da pata e de outros animais pertencentes a uma vizinha da propriedade. Após receber o vídeo, o Departamento de Proteção à Vida Animal (DPVA) acionou a Polícia Civil e a Guarda Municipal para investigar a denúncia.
O idoso afirmou não fazer uso de medicamentos, tampouco estar em tratamento psicológico ou psiquiátrico. Ainda segundo ele, essa foi a primeira vez que cometeu um ato do tipo. Apesar da confissão, ele foi liberado por não ter sido preso em flagrante, mas responderá a inquérito policial.
O animal foi resgatado e encaminhado ao DPVA para receber os devidos cuidados. Atualmente, a prática de zoofilia não é considerada crime específico no Brasil, mas pode ser enquadrada como maus-tratos conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).
Tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 1.494/2021, que busca tornar a zoofilia um crime formal, com penas que variam de dois a seis anos de prisão, além de multa e perda da guarda do animal. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Meio Ambiente do Senado e aguarda análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).