Projeto escolar em Rio Preto transforma óleo usado em sabão e protege córrego
Estudantes desenvolvem ação sustentável que reaproveita óleo de cozinha e evita poluição no Córrego Piedadinha
Por Plox
14/09/2025 14h57 - Atualizado há 4 dias
Alunos da Escola Estadual Alzira do Vale Rollemberg, em São José do Rio Preto (SP), estão liderando uma iniciativa que une sustentabilidade, educação ambiental e geração de renda por meio da produção de sabão com óleo de cozinha usado.

A proposta surgiu como alternativa para reduzir a poluição do Córrego Piedadinha, que passa próximo à unidade escolar. Há mais de dois anos, a escola já atua em ações de revitalização da área, e agora o foco está em evitar que o óleo seja descartado de forma inadequada, comprometendo os recursos hídricos.
Durante as atividades do projeto, os estudantes identificaram que o descarte incorreto do óleo era um dos principais agentes poluentes do córrego. Motivados, decidiram transformar esse resíduo em sabão.
“Eles queriam aprender técnicas e sugerir ações para salvar o córrego. Abordamos os impactos ambientais causados pelo óleo usado no ambiente aquático”, explicou a professora de geografia Sandra Zanatta Rodrigues, em entrevista à TV TEM.
A oficina de produção de sabão foi viabilizada com a ajuda de voluntários, como a Cosmira, tia de um dos alunos, que ensinou o processo de transformação do óleo em sabão com uso de soda cáustica e álcool. “Foi tudo muito novo para mim. Se cada um fizer sua parte, ajudamos a natureza”, afirmou.
O projeto também envolveu moradores da comunidade, que participaram das oficinas para aprender a produzir sabão em barra e líquido. Os produtos são vendidos, e a renda obtida é destinada ao financiamento de novas ações ambientais promovidas pela escola.
“É muito importante para o meio ambiente e também para nós, para criar uma boa expectativa de vida agora e no futuro”,
ressaltou a estudante Camila Silva Soares.
Giovana Savóia Santos também destacou o aprendizado obtido: “Acho muito importante saber reutilizar o óleo e criar novas coisas.”
O professor Alan Rocha Sanches complementou que o projeto reforça a conscientização ambiental de forma interdisciplinar
. “Falamos sobre os problemas dos resíduos descartados de maneira inadequada e os alunos foram desenvolvendo essa noção de responsabilidade ecológica.”