Ipatinga

mundo

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Jornalistas recebem Prêmio Nobel da Paz por luta pela liberdade de expressão

    A filipina Maria Ressa e o russo Dimitri Muratov são jornalistas que ganharam o Prêmio

    Por Plox

    14/10/2021 15h52 - Atualizado há cerca de 2 meses

    O Prêmio Nobel deste ano homenageia a luta pelo direito de liberdade de expressão, e que sempre foi atacada por diversos governantes em todo o mundo. O controle da imprensa sempre foi assunto corrente nos governos, independentemente das linhas ideológicas desses governos.

    A filipina Maria Ressa e o russo Dimitri Muratov são jornalistas que ganharam o Prêmio Nobel da Paz, justamente por se destacarem em suas lutas pela liberdade de expressão em seus países.

    Assista: 

     

    A vencedora do Prêmio, Maria Ressa, chegou a dizer que ultimamente, "quando você repete uma mentira um milhão de vezes ela vira um fato”, se referindo sobre notícias falsas, que quando amplamente compartilhadas acabam se tornando verdade. 

    Nesta quarta-feira (13), durante um encontro, o presidente Russo, Vladimir Putin, ameaçou Dimitri Muratov. "Se não viola a lei russa e não dá razão para ser declarado um agente estrangeiro, não acontecerá”. Segundo Putin, “o Nobel não é escudo para atrair a atenção para si”.

    O Jornalista Dimitri é editor-chefe de um jornal chamado Novaja Gazeta. Ele já ocupou a sessão de diretor de redação diversas vezes, cargo que é ocupado por votação de funcionários da empresa comandada por Dimitri. 

    O Gazeta é um dos únicos jornais que não é alinhado ou patrocinado pelo governo Russo. Nos últimos 10 anos; 6 jornalistas da Novaja Gazeta foram assassinados. 

    A jornalista filipina Maria Ressa fundou há quase uma década o site Rappler, uma empresa de mídia digital de jornalismo investigativo. O site expõe a violência, o abuso de poder e o autoritarismo do governo da Filipinas, comandado por Rodrigo Duterte. 

    O presidente das Filipinas chegou a ameaçar Maria Ressa dizendo que: “A sua premissa é que por ser jornalista está livre de ser assassinada. Está muito enganada", afirmou Duterte. O site de Maria Ressa abordou o regime de execuções extrajudiciais contra supostos traficantes. 

    O prêmio é um reconhecimento à liberdade de expressão. Segundo Maria Ressa: “A liberdade de imprensa não tem a ver somente com jornalistas, tem a ver com o direito de informação das pessoas e com a democracia.”

    O nosso trabalho, de jornalista, sempre irá deixar alguém insatisfeito. Mas Rezza enxerga que pode ser vista também como uma oportunidade de divulgar o trabalho de um governo. 

    Ressa ainda comenta que as mulheres são atacadas no mínimo 10 vezes mais do que os homens. Ela foi a única mulher a ganhar o Prêmio Nobel neste ano. 

    Maria Ressa e Dimitri Muratov receberam juntos o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, cerca de seis milhões de reais. O Prêmio Nobel foi disputado por 329 candidatos neste ano e em 2020 por 317 pessoas que disputaram o prêmio.


     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]