Ação conjunta prende seis pessoas por ocupação irregular de áreas públicas no Acre

Operação envolveu Polícia Federal, Ibama e Polícia Militar para combater extração ilegal de recursos naturais

Por Plox

14/10/2024 08h14 - Atualizado há 7 dias

Agentes públicos detiveram no sábado (12), no Acre, seis indivíduos sob investigação por suspeita de envolvimento em um esquema de ocupação irregular de áreas públicas, desmatamento e exploração ilegal de recursos naturais em terras protegidas.

Foto: PF/Divulgação

As prisões ocorreram como parte da Operação Usurpare, realizada pela Polícia Federal (PF) em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Militar do Acre (PM-AC).

De acordo com comunicado da PF, atividades ilegais crescentes estavam sendo registradas em uma área destinada a assentamentos do Incra, em Acrelândia (AC), colocando em risco tanto o meio ambiente quanto o patrimônio público federal.

Os investigados exploravam ilegalmente recursos naturais, como madeira de áreas protegidas, especialmente em áreas de preservação permanente, destinadas à conservação da biodiversidade, proteção do solo e bem-estar da população. Durante a operação, duas armas de fogo foram apreendidas pelos agentes federais.

Destaques