EUA enviam soldados e sistemas antimísseis para Israel em resposta a ameaças do Irã

Medida visa proteger Israel de possíveis ataques iranianos, utilizando sistemas de defesa operados por militares americanos

Por Plox

14/10/2024 08h30 - Atualizado há 7 dias

Em meio ao agravamento do conflito no Oriente Médio, os Estados Unidos anunciaram neste domingo (13) o envio de sistemas antimísseis avançados e cem soldados para Tel Aviv. O objetivo é ajudar Israel a se defender de possíveis ataques balísticos do Irã. 

Foto: Reprodução de vídeo

 

A ordem foi dada pelo presidente Joe Biden, que solicitou ao Departamento de Defesa a utilização do sistema Thaad (Terminal de Defesa de Área de Alta Altitude).

A ação acontece após Teerã disparar mísseis contra Israel em resposta ao assassinato do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, e à invasão israelense ao Líbano. Em retaliação, Israel indicou que pode atacar a infraestrutura petrolífera e usinas nucleares iranianas, o que poderia escalar o conflito na região.

Segundo o general Patrick Ryder, porta-voz do Pentágono, o sistema Thaad reforçará a defesa aérea de Israel e protegerá tanto israelenses quanto americanos no país. O envio desses recursos também demonstra o compromisso dos EUA em apoiar Israel em caso de novas ofensivas do Irã.

As tensões internacionais aumentaram após críticas de países ocidentais à invasão do Líbano e ataques israelenses contra a missão de paz da ONU. A Itália chegou a acusar Israel de possíveis crimes de guerra, e a França convocou o embaixador israelense para prestar explicações.

Destaques