Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Municípios têm até dezembro para usar recursos da pandemia

A medida, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), tem como objetivo garantir a continuidade das políticas de apoio às populações em situação de vulnerabilidade e reforçar o compromisso estadual com a Assistência Social.

14/10/2024 às 15:04 por Redação Plox

O Governo de Minas Gerais autorizou que os municípios do estado usem os saldos financeiros restantes, originalmente destinados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, para ações socioassistenciais até o final de 2024. A medida, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), tem como objetivo garantir a continuidade das políticas de apoio às populações em situação de vulnerabilidade e reforçar o compromisso estadual com a Assistência Social.


Foto: Marciano Menezes

Utilização dos recursos em ações sociais

Os recursos, transferidos inicialmente para lidar com os impactos da pandemia, agora poderão financiar uma série de serviços e benefícios voltados à população em risco. Dentre as aplicações possíveis está o pagamento de profissionais que trabalham diretamente na execução de programas sociais, sempre em conformidade com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e as diretrizes legais vigentes.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destacou a importância dessa medida para auxiliar os gestores municipais no enfrentamento das consequências da crise sanitária. “A oferta de serviços socioassistenciais e benefícios eventuais foram uma ação importante para o enfrentamento dos efeitos da Covid-19 e a reprogramação dos recursos nos últimos anos foi essencial para que os gestores municipais tivessem mais tempo para lidar com os reflexos da crise sanitária”, afirmou Portela. Ela também reforçou que a iniciativa visa "aprimorar a gestão do dinheiro público, permitindo que os municípios utilizem os recursos de forma eficiente para beneficiar diretamente as famílias em situação de vulnerabilidade".

Transparência na gestão dos recursos

Desde o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), declarada em 22 de abril de 2022 pelo Ministério da Saúde, a destinação dos recursos relacionados à pandemia passou a ser revista. A nova resolução da Sedese, publicada no dia 25 de setembro, estabelece orientações para os municípios na utilização desses fundos, além de definir um prazo limite para sua aplicação, a fim de garantir o uso adequado.

A fiscalização do uso dos recursos será realizada pelos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS), que acompanharão e aprovarão as prestações de contas feitas pelos municípios. Caso algum saldo não seja utilizado até a data limite de 31 de dezembro de 2024, o montante deverá ser devolvido ao Fundo Estadual de Assistência Social (Feas). Essa medida visa garantir a total transparência e conformidade com as normas estabelecidas para a aplicação dos recursos.

Para gestores e interessados que desejam mais informações sobre a utilização dos recursos e o gerenciamento dos saldos financeiros, a Sedese disponibilizou um canal de comunicação via e-mail: dgfeas@social.mg.gov.br.

Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Partido Verde busca alternativas à federação com PT por insatisfação com eleições municipais e espaço no governo Lula

Insatisfação com o PT leva PV a avaliar novas alianças com outros partidos, como PSB, PDT, Solidariedade e Cidadania, mirando melhores condições eleitorais.

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
POLíTICA

Deputado Carlos Alberto da Cunha enfrenta denúncias de violência doméstica

Nutricionista Betina Grusiecki denuncia parlamentar por violência doméstica e obtém medida protetiva

Recursos liberados para restauração da Ponte Queimada; obras começam nos próximos dias
POLíTICA

Recursos liberados para restauração da Ponte Queimada; obras começam nos próximos dias

Mais de R$ 1,1 milhão garantidos por emenda parlamentar viabilizam recuperação da ponte histórica entre Marliéria e Pingo D’Água

Barroso vota pela liberação do aborto até 12ª semana; última ação no STF antes de aposentadoria
POLíTICA

Barroso vota pela liberação do aborto até 12ª semana; última ação no STF antes de aposentadoria

Ministro justificou que é saúde pública e impactos sociais em seu último dia no Supremo; julgamento ainda aguarda decisão majoritária dos ministros

para você
Anvisa busca fornecedores internacionais de antídoto contra intoxicação por metanol
SAúDE

Anvisa busca fornecedores internacionais de antídoto contra intoxicação por metanol

Sem registro no país, medicamento Fomepizol é considerado urgente para emergências no SUS

Surpresa marca posse de empresário na ABRASCI ao descobrir Pelé como patrono
ESPORTES

Surpresa marca posse de empresário na ABRASCI ao descobrir Pelé como patrono

Cerimônia no Congresso Nacional marca posse de Marcio Cezar, que se emocionou ao saber que o Rei do Futebol é seu patrono

Atendimentos do CAC de Ipatinga segue de forma remota
GERAL

Atendimentos do CAC de Ipatinga segue de forma remota

Os telefones de contato do CAC são: (31) 3829-1230, 3829-1246, 3829-1222. Já para os usuários que preferem atendimento por whatsapp, os números são o: (31)98478-2562 e 984791172.

Escola onde estudaram Dilma e Getúlio rejeita modelo cívico-militar
EDUCAçãO

Escola onde estudaram Dilma e Getúlio rejeita modelo cívico-militar

Estadual Central, uma das mais tradicionais de BH, recusa adesão ao programa proposto pelo governo de Minas