Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Nova linhagem da Covid, XEC, é detectada em três estados do Brasil

Variante XEC foi identificada no Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina e está sob monitoramento global

14/10/2024 às 10:26 por Redação Plox

Uma nova linhagem do vírus Sars-CoV-2, nomeada XEC, foi detectada no Brasil, especificamente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. A descoberta inicial ocorreu em amostras de dois pacientes da capital fluminense, diagnosticados em setembro, pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O Ministério da Saúde foi notificado, e as sequências genéticas foram inseridas na plataforma Gisaid entre setembro e outubro. Além do Rio, sequências também foram encontradas em São Paulo e Santa Catarina.

Classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante sob monitoramento, a XEC apresenta mutações que podem aumentar sua transmissibilidade. A linhagem começou a ser notada em junho de 2024, quando houve um aumento de casos na Alemanha, se espalhando rapidamente por diversas regiões do mundo. Mais de 35 países já identificaram a cepa, com mais de 2,4 mil sequências genéticas depositadas até 10 de outubro.

Pixabay

No Brasil, a XEC foi detectada através de um esforço de vigilância que expandiu o sequenciamento genômico na cidade do Rio de Janeiro. A coleta de amostras ocorreu em unidades básicas de saúde, sendo diagnosticada a predominância da linhagem JN.1, que ainda é majoritária no país desde o final de 2023.

Pesquisadores alertam para o enfraquecimento da vigilância genômica do Sars-CoV-2 no Brasil e reforçam a importância de manter o monitoramento para acompanhar a chegada de novas variantes, como a XEC. Além disso, a análise dos genomas virais é crucial para ajustes nas vacinas contra a Covid-19, conforme as recomendações da OMS.

Estudos sugerem que a XEC surgiu a partir da recombinação genética de cepas anteriores, resultado da coinfecção de um indivíduo por duas linhagens diferentes, levando à mistura de seus genomas durante a replicação. A nova linhagem carrega fragmentos das variantes KS.1.1 e KP.3.3, além de mutações que podem facilitar sua disseminação.

Compartilhar a notícia

Veja também
saude.jpg
SAúDE

1 milhão de novos casos de IST surgem por dia no mundo

sarampo.jpg
SAúDE

Mais um caso de sarampo é confirmado em Minas Gerais

Paciente mora em Juiz de Fora, mas esteve com parentes de São Paulo, onde há surto da doença

FREEPIK
SAúDE

AAS e ibuprofeno: além do alívio da dor e febre, entenda suas propriedades anti-inflamatórias

Remédios inibem a produção de substâncias químicas chamadas prostaglandinas, que são responsáveis por desencadear a resposta inflamatória no corpo

Saúde digestiva: pequenos hábitos fazem grande diferença no bem-estar; especialista traz dicas
SAúDE

Saúde digestiva: pequenos hábitos fazem grande diferença no bem-estar; especialista traz dicas

Dr. Rodrigo Lovatti, médico da FSFX orienta sobre sinais de alerta e cuidados essenciais para manter o sistema digestivo saudável