Como se libertar da dependência emocional? Psicóloga indica o caminho

PodPlox é o programa de entrevistas oficial da Plox Brasil, no modelo podcast, transmitido ao vivo e que também pode ser acessado a qualquer momento

Por Plox

14/11/2023 18h20 - Atualizado há 5 meses

Gostar é diferente de depender. Mas por que, então, que existe essa confusão de sentimento? E o mais grave: é um dos motivos que levam mulheres a permanecerem em relacionamentos abusivos? O PodPlox recebe, nesta terça-feira, a psicóloga Kareislla Medeiros para um papo sobre dependência emocional, para explicar o que é, como surge e como superá-la.

 

A psicóloga Kareislla explica que fechar ciclos é sempre difícil, mas os resultados disso são sempre satisfatórios. Independente da dor, a experiência adquirida nesse processo é imensa, e a evolução é inevitável. Fechar ciclos é sinal de coragem. Uma clara demonstração de amor próprio! E o que tiramos disso é o mais importante.

Kareislla explica também que um relacionamento bem-sucedido é construído com base em uma série de elementos-chave, como comunicação eficaz, respeito mútuo, confiança, apoio emocional, comprometimento, empatia, compartilhamento de valores e interesses, além de encontrar um equilíbrio saudável entre autonomia e intimidade.
A capacidade de crescer juntos e superar desafios também desempenha um papel fundamental na durabilidade de um relacionamento.
 

Destaques