Onda de calor faz consumo de energia bater recorde no Brasil
Foi a primeira vez que a carga superou a marca de 100 mil MW
Por Plox
14/11/2023 16h50 - Atualizado há cerca de 1 ano
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou na última segunda-feira (13) um novo recorde na demanda instantânea de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN): às 14h40, foi atingido o patamar de 100.955 megawatts Foi a primeira vez que a carga superou a marca de 100 mil MW.
Conforme o ONS, o recorde anterior era de 97.659 MW, registrado em 26 de setembro deste ano. O aumento na demanda é atribuído às altas temperaturas registradas em diversos estados brasileiros.
Nesta terça-feira (14), o Rio de Janeiro registrou a maior sensação térmica desde 2014: 58,5°C na zona oeste da cidade, segundo o serviço municipal Alerta. A onda de calor ocorre em um período do ano no qual normalmente as chuvas já amenizariam as temperaturas.
Diante do calor extremo, o uso de aparelhos como ventiladores e ar-condicionados dispara, pressionando o fornecimento de energia. Especialistas recomendam cuidados como isolamento térmico, uso consciente dos aparelhos e preferência por modelos mais econômicos.
A população deve se preparar para novos recordes de consumo, caso a onda de calor se estenda pelos próximos dias em grandes centros urbanos como Rio de Janeiro e São Paulo. Veja no link:
https://www.ons.org.br/paginas/noticias/details.aspx?i=9716