Espetáculo Favela Sitiada leva rap e funk ao teatro em Ipatinga nesta quinta e sexta-feira
Espetáculo apresenta música autoral e debate o papel social do funk e do rap para a juventude periférica
Por Plox
14/11/2024 15h54 - Atualizado há 7 dias
O Coletivo Favela Sitiada, liderado pelo artista mineiro MC Liaro, apresenta nesta quinta (14) e sexta-feira (15), o espetáculo "Favela Sitiada" no Teatro Zélia Olguin, em Ipatinga, Minas Gerais. Com uma proposta vibrante e focada no público jovem, os shows vão trazer um repertório autoral de funk e rap. O espetáculo contará com a presença de influentes artistas da cena urbana de Ipatinga, incluindo GRS (Gustavo Richard), Amós, Riquezin, Marlon Silva, Lk Fuzuê, Gebê, Ravim, DGold e MC Maycon. Acompanhe a entrevista com os artistas na Live.
Valorização da cultura de rua
O espetáculo "Favela Sitiada" busca dar visibilidade às culturas de rua, com uma curadoria que evidencia a relevância do funk e do rap na construção da identidade das comunidades brasileiras. Segundo Liaro, a proposta é oferecer um olhar reflexivo e crítico sobre o papel desses gêneros na juventude periférica, promovendo um diálogo entre cultura popular e questões sociais, incluindo a sustentabilidade do setor cultural urbano.
Objetivos do espetáculo
O Coletivo Favela Sitiada pretende explorar o funk em suas diversas vertentes, abordando sua importância na formação cultural e social da juventude periférica. Com a colaboração de artistas locais, o espetáculo incentiva novos talentos e reforça a necessidade de apoio institucional à cultura urbana. Além disso, o projeto visa fomentar a inclusão social por meio da arte e abrir espaço para o diálogo com o poder público sobre a relevância econômica e institucional do funk e do rap.
Inclusão e responsabilidade sociocultural
O projeto "Favela Sitiada" também destaca-se pela responsabilidade sociocultural, ao engajar jovens das comunidades e inseri-los artisticamente no mercado de trabalho. Por meio dessa iniciativa, o Coletivo busca expandir a percepção sobre o funk, desmistificando estigmas e ressaltando seu potencial de transformação social. Segundo o coletivo, o funk, além de ser uma expressão cultural vibrante, é um agente de integração comunitária e preservação das tradições populares.
Apoio e participações especiais
O espetáculo contará com a presença de influentes artistas da cena urbana de Ipatinga, incluindo GRS (Gustavo Richard), Amós, Riquezin, Marlon Silva, Lk Fuzuê, Gebê, Ravim, DGold e MC Maycon. O projeto "Favela Sitiada" é realizado com o apoio da Prefeitura de Ipatinga e financiado por recursos da Lei Paulo Gustavo, que incentiva iniciativas culturais e artísticas locais.
Serviço:
Evento: Espetáculo Musical Favela Sitiada
Data: 14 e 15 de novembro ( quinta e sexta)
Local: Teatro Zélia Olguin, Bairro Cariru - Ipatinga, MG
Artistas convidados: GRS (Gustavo Richard), Amós, Riquezin, Marlon Silva, Lk Fuzuê, Gebê, Ravim,
DGold e MC Maycon.
Realização: Coletivo Favela Sitiada
Apoio: "Projeto Cultural realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura Municipal
de Ipatinga, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e através do Fundo Municipal de Cultura".