Estudo aponta quais são as raças de cães mais inteligentes; saiba mais
Diferentemente do que ocorre com outros animais, onde a inteligência costuma estar relacionada ao tamanho do cérebro, entre os cães, as raças de maior porte se destacaram no aprendizado
Por Plox
14/11/2024 14h10 - Atualizado há 7 dias
Pesquisas da Universidade de Montpellier, na França, confirmam que algumas raças de cães apresentam maior propensão a desenvolver habilidades cognitivas avançadas, especialmente aquelas utilizadas em funções específicas além de serem animais de companhia.
A pesquisa, publicada na revista Biology Letters, avaliou mais de 172 raças e destacou que cães de grande porte e raças de trabalho, como golden retriever, rottweiler, husky siberiano, labrador e pastor alemão, têm uma capacidade elevada para aprender novos comportamentos. Esses cães foram selecionados para executar tarefas complexas de assistência humana e, por isso, apresentam habilidades cognitivas mais desenvolvidas, segundo os pesquisadores.
Diferentemente do que ocorre com outros animais, onde a inteligência costuma estar relacionada ao tamanho do cérebro, entre os cães, as raças de maior porte se destacaram no aprendizado. Em contrapartida, cães de raças menores, que possuem um cérebro relativamente grande em relação ao corpo, mostraram maior predisposição a apresentar comportamentos como medo, agressividade, ansiedade de separação e busca intensa por atenção.
Os estudiosos apontam que essas variações comportamentais estão ligadas ao processo de seleção artificial realizado por humanos ao longo da domesticação, o que inclui tanto o aprimoramento de habilidades específicas quanto alterações comportamentais em função do tamanho do cérebro.