Extra

Casa Mãe Paulistana é inaugurada para apoiar mães de pessoas com deficiência

Novo espaço oferece atividades culturais, bem-estar e apoio jurídico e psicológico para mães e cuidadoras, próximo à estação Corinthians-Itaquera

14/11/2025 às 10:51 por Redação Plox

A Casa Mãe Paulistana para Mães de Pessoas com Deficiência foi inaugurada nesta sexta-feira (14/11) na zona leste de São Paulo. O espaço, localizado na Rua Américo Salvador Novelli, 416, em Itaquera, integra um programa municipal que prevê a criação de outras três unidades na cidade.

Novo equipamento reforça o cuidado, estimula a acolhida e valoriza as mulheres que se dedicam ao atendimento de pessoas com deficiência

Novo equipamento reforça o cuidado, estimula a acolhida e valoriza as mulheres que se dedicam ao atendimento de pessoas com deficiência

Foto: Reprodução / Prefeitura de São Paulo.


Espaço pioneiro no acolhimento de mães e cuidadoras

Projetada para acolher, cuidar e fortalecer mães e cuidadores de pessoas com deficiência, a Casa Mãe Paulistana é considerada uma iniciativa pioneira no país. A proposta é oferecer atividades coletivas voltadas a diferentes aspectos do cuidado e da autonomia das participantes.


Ao todo, são seis modalidades de ações desenvolvidas no local:


  • Culturais: atividades para estimular a expressão artística e valorizar diversas manifestações culturais.
  • Físicas: promove saúde física e mental, incentivando o trabalho em equipe e o desenvolvimento colaborativo de habilidades.
  • Empreendedorismo: capacitação para o mercado de trabalho e incentivo ao desenvolvimento de competências empreendedoras.
  • Bem-estar e Autonomia Social: ações focadas em equilíbrio emocional e desenvolvimento de habilidades sociais essenciais.
  • Expansão dos Horizontes: amplia oportunidades, incentivando integração comunitária e descoberta de novos interesses.
  • Cursos de Formação: oferece oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal.

Atendimentos individuais e orientação jurídica

A Casa Mãe Paulistana também oferece atendimentos individuais mensais, realizados por profissionais das áreas de psicologia, serviço social e direito. Psicólogos e assistentes sociais realizam acompanhamentos com acolhimento humanizado, escuta atenta e apoio emocional, adaptados às necessidades de cada participante.


Na área jurídica, os atendimentos incluem orientações sobre direitos e benefícios sociais, como o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). O espaço também auxilia nos procedimentos para solicitação de aposentadoria e emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

Estrutura e funcionamento

Com mais de 475 m² de área construída, a Casa dispõe de quatro salas de atendimento, copa, refeitório, três salas multiuso e uma área de convivência. O funcionamento vai de terça a sábado, das 8h às 17h.

A unidade fica a aproximadamente sete minutos de carro e 15 minutos de ônibus da estação Corinthians-Itaquera do Metrô, facilitando o acesso às famílias atendidas.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a