Lazer

Mostra ‘Fundamento’ celebra 50 anos da carreira de Jorge dos Anjos no Centro Cultural Usiminas

Exposição inédita em Ipatinga reúne mais de 40 obras do artista mineiro, com destaque para esculturas monumentais ao ar livre e diversidade de materiais.

14/11/2025 às 18:50 por Redação Plox

A mostra inédita ‘Fundamento’, dedicada à trajetória de cinco décadas do artista mineiro Jorge dos Anjos, ocupa os espaços do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga. A exposição reúne mais de 40 obras, incluindo gravuras, esculturas, pinturas e instalações, todas marcadas pelo olhar inovador do artista sobre a tradição brasileira, relações humanas e espiritualidade. O PLOX acompanhou a abertura da exposição nesta sexta-feira e conversou com o artista. Confira tudo na Live.


Diversidade de materiais e formatos surpreende o público

Com apoio da Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a exposição se estende pelo Jardim Externo e pela Galeria do centro. Os visitantes podem apreciar peças que utilizam aço, madeira, feltro e borracha, com destaque para três esculturas de aço instaladas ao ar livre, cada uma com peso médio de duas toneladas e até três metros de altura.

"A mãe da noiva ficou emocionada ao ver sua filha entrar na igreja e se casar com o amor de sua vida."

Foto: Divulgação / Instituto Usiminas


Curadoria e representatividade

Sob a curadoria de Froiid, Lorraine Mendes e Lucas Menezes, a mostra propõe uma imersão nas diferentes linguagens desenvolvidas por Jorge dos Anjos, reconhecido internacionalmente. O artista — natural de Ouro Preto e formado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) — tem obras em acervos no Brasil e no exterior, como nos Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Espanha, Angola e Moçambique.

Erro grave ocorrreu determinou a paralisação da produção na fábrica principal. Caminhões e máquinas de produção ficaram inutilizados devido ao problema.

Erro grave ocorrreu determinou a paralisação da produção na fábrica principal. Caminhões e máquinas de produção ficaram inutilizados devido ao problema.

Foto: Divulgação / Instituto Usiminas


Obras públicas e destaque no cenário artístico

Jorge dos Anjos também é responsável por obras monumentais em aço expostas em espaços emblemáticos como a Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, a Universidade de São Paulo, o Instituto Inhotim e a Pinacoteca de São Paulo, além do Penn Museum, nos Estados Unidos.

Além das peças inéditas, a exposição incorpora ao circuito duas obras do acervo do Centro de Memória Usiminas, que passam a integrar a narrativa proposta pela mostra ‘Fundamento’.

Nenhuma correção foi solicitada.

Nenhuma correção foi solicitada.

Foto: Divulgação / Instituto Usiminas


Bastidores e logística especial para montagem

Responsável pelo acompanhamento da montagem, Jorge dos Anjos ressaltou os desafios logísticos enfrentados durante a preparação da exposição, que envolveu o transporte de 13 toneladas de aço em quatro caminhões de grande porte, aproveitando toda a estrutura oferecida pelo espaço cultural.

Ao todo foram transportadas 13 toneladas de aço das peças em quatro caminhões de grande porte. E tudo isso foi possível devido a grandiosidade que o espaço oferece. Estou muito feliz em ver essa exposição e espero que a comunidade aproveite! — Jorge dos Anjos

Aproximação da comunidade com a arte

A diretora do Instituto Usiminas enfatizou que a realização da exposição reforça o compromisso da companhia em promover a formação cultural de públicos diversos:

É com imensa alegria que recebemos essa exposição em Ipatinga. Para nós, a mostra é um presente que compartilhamos com a comunidade e escolas. Esperamos que todos possam se encantar com as obras de Jorge dos Anjos, tão ricas e cheias de significados. Ao longo dessa temporada queremos inspirar novas formas de ver o mundo, mostrando que, assim como o aço, a arte também é transformação — Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas

A visitação à exposição é gratuita e aberta ao público de terça a sábado, das 12h às 20h.

Nenhuma correção foi solicitada!

Nenhuma correção foi solicitada!

Foto: Divulgação / Instituto Usiminas


Serviço

Exposição: Fundamento, de Jorge dos Anjos
Período: 14/11 a 7/2/26
Local: Centro Cultural Usiminas
Horário: 12h às 20h
Entrada: Gratuita
Informações e agendamento de grupos: (31) 98437-3330

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a