Política

Janja pede desculpas pelo calor durante COP30 em Belém

Primeira-dama reconhece desconforto de convidados e artistas diante das altas temperaturas, destacando desafios climáticos da Amazônia

14/11/2025 às 08:10 por Redação Plox

A primeira-dama Janja da Silva pediu desculpas pelo calor enfrentado por artistas e convidados durante o evento da COP30 em Belém, nesta quarta-feira (12). Ela reconheceu os desafios de realizar um encontro internacional na região amazônica e explicou que a organização tenta contornar o incômodo provocado pelas altas temperaturas.

Janja, durante apresentação na COP30

Janja, durante apresentação na COP30

Foto: Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil Amazônia/PR


Evento marcado por desconforto térmico

Durante o painel “Narrativas e Histórias para Enfrentar a Crise Climática”, Janja destacou que a população local já está acostumada ao calor da Amazônia, especialmente em um contexto de mudanças climáticas cada vez mais intensas. Ela ressaltou que lidar com temperaturas elevadas faz parte da rotina dos amazônidas, agravada pelos efeitos do aquecimento global.

Janja se desculpa publicamente durante painel

De acordo com informações do portal Poder360, a primeira-dama tornou pública sua preocupação em relação ao bem-estar dos convidados e fez questão de pedir desculpas. No evento, também estavam presentes o ator Kleber Toledo, a apresentadora Giovanna Nader, o líder indígena Davi Kopenawa, e a ex-ministra da Cultura e de Mídias da Alemanha, Claudia Roth. O cantor Gilberto Gil era esperado, mas não compareceu.

Quero pedir desculpa, porque eu sei que o dia hoje foi um pouco quente, bastante quente aqui na COP e estamos tentando resolver. A gente sabia das dificuldades de trazer a COP para Belém e que essa era uma das dificuldades que a gente sabia que poderia acontecer Poder360

Janja também enfatizou que, embora não seja responsável direta pelo controle do clima, sente-se na obrigação de demonstrar solidariedade diante da situação enfrentada pelos participantes e pela própria população da região amazônica.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a