Alexandre de Moraes participa de palestra e diz que “tem muita gente para prender e muita multa para aplicar”

Moraes comentou as estatísticas citadas por Dias Toffoli, na qual disse que a invasão ao Congresso dos EUA no início de 2021 já levou à detenção de 964 pessoas

Por Plox

14/12/2022 15h37 - Atualizado há cerca de 2 anos

Nesta quarta-feira (14), o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, participou de um evento ao lado do também ministro da Corte, Dias Toffoli. Durante a cerimônia, Moraes afirmou que “ainda tem muita gente para prender e muita multa para aplicar” ao se referir aos manifestantes que questionam o resultado das urnas.

 

Antes de Moraes discursar, Dias Toffoli citou os dados sobre as condenações nos Estados Unidos de pessoas que invadiram o Capitólio para tentar impedir a posse de Joe Biden e outras responsáveis por propagar fake news. Toffoli afirmou que a invasão ao Congresso dos EUA no início de 2021 já levou à detenção de 964 pessoas em 50 estados diferentes daquele país.

Logo depois, Moraes comentou as estatísticas citadas pelo colega, "Fiquei feliz com a fala do Toffoli porque comparando os números ainda tem muita gente pra prender e muita multa para aplicar", disse o presidente do TSE.

Em seu discurso, Moraes falou sobre nazismo e afirmou que tribunais constitucionais, como o STF, são fundamentais para conter investidas autoritárias.

"Todos os cientistas políticos dizem que jurisdição constitucional, se existentes fossem, seriam obstáculo a mais, obviamente ninguém fala que não teria porque é impossível analisar retroativamente, mas seria obstáculo a mais", disse.


 

Destaques