Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Lazer
Concerto gratuito na Praça da Liberdade nesta quinta feira,(14)
Jovem Orquestra de Ouro Branco se apresenta no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal com participação de Celso Adolfo e Lucas Telles
14/12/2023 às 17:40por Redação Plox
14/12/2023 às 17:40
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Concerto da JOOB será no dia 14 de dezembro, quinta-feira, às 19h30, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita.
A Jovem Orquestra de Ouro Branco – JOOB – se apresenta no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, 14 de dezembro, quinta-feira, às 19h30. A entrada é gratuita.
O concerto encerra o ano da JOOB e traz novamente a participação do violonista e compositor mineiro Celso Adolfo, parceria que se firmou nos dois últimos concertos da orquestra; e do também violonista e compositor Lucas Telles, que junto com o grupo Toca de Tatu também criou laços com a JOOB.A regência é do maestro Marcos Silva-Santos.
Foto: Divulgação
“A música tem essas maravilhas. Descobrir um trabalho como esse da Jovem Orquestra de Ouro Branco é edificante. Chegar ao fim de 2023 trabalhando ao lado da JOOB é um prazer especial porque confirma algo que sempre pensei a respeito de música: ela tem que se aproximar das pessoas e inclui-las. Além disso, a qualidade da orquestra – formada em sua maioria por jovens na faixa dos vinte anos – me surpreendeu muito, todo mundo trabalhando com afinco, com uma vontade muito grande. Meu encontro com a JOOB foi como achar uma chave de ouro”, relata Celso.
A abertura do programa será com Preparense, de Astor Piazzolla. Em seguida, a orquestra toca Mas que nada, de Jorge Ben Jor e Mourão, de Guerra Peixe. Depois, é a vez do compositor e violonista mineiro Lucas Telles subir ao palco para apresentar com a orquestra três composições suas: Urucubaca, Aurora e Alumiado.
A parte final do concerto é que contará com a participação de Celso Adolfo, que toca com a orquestra algumas de suas composições mais conhecidas, como Brasil, nome de vegetal e Nós Dois.
A Jovem Orquestra de Ouro Branco tem patrocínio da Gerdau, por meio da Lei de Incentivo à Cultura; apoio Cartório 1o Ofício; CORI Registro de Imóveis, Hotel Verdes Mares e Amigos da Orquestra.
Foto: Divulgação
AMIGOS DA JOOB
Em 2023, a Jovem Orquestra de Ouro Branco se transformou em um grupo estável, em que alunos e ex-alunos recebem uma bolsa mensal. Mas para conseguir manter este projeto, a JOOB precisa do apoio de pessoas e empresas. Por isso lançou o programa de doação “AMIGOS DA ORQUESTRA”.
Qualquer empresa ou pessoa física pode colaborar com a quantia que for possível, de acordo com sua realidade econômica. Se você quer fazer parte da nossa história e se tornar um Amigo da Orquestra envie um e-mail para casademusicaob@gmail.com ou acesse nosso site (www.casademusica.org) para mais informações.
JOVEM ORQUESTRA DE OURO BRANCO - JOOB
Criada em 2001, a Jovem Orquestra de Ouro Branco é formada por cerca de 20 alunos das oficinas de instrumentos da Casa de Música de Ouro Branco. A Orquestra tem regência do maestro Marcos Silva- Santos.
Desde sua fundação, o grupo realiza diversos concertos em Ouro Branco e nas cidades da Estrada Real, além de se apresentar diversas vezes em Belo Horizonte. Destacam-se projetos como o Gastrofônica, que une música e gastronomia e foi sucesso de público e crítica, o espetáculo cênico-musical Sítio do Picapau Amarelo, o Musical O Mundo Mágico da Orquestra, a apresentação em projetos sociais como na APAC de Santa Luzia, os concertos na Semana da Música e no Festival de Violoncelos de Ouro Branco, além de obras como “A Paixão Segundo São João”, de J.S.Bach,; “A Missa em Sol de Schubert”, com o Coral do Sesiminas, em Mariana e Ouro Branco; “Magnificat”, de C. Ph. Emanuel Bach e “Come,Ye Sons of Arts, away”, de Henry Purcell e “Requiem”, de W.A Mozart, com o Coro da UFMG.
CASA DE MÚSICA DE OURO BRANCO
A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.
Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 500 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. É um museu de ciência e tecnologia que conta a história da mineração e da metalurgia por meio de personagens históricos e fictícios, de maneira lúdica e interativa.
Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.
O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal é financiado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, possui o patrocínio da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e integra o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. O Museu está localizado no Prédio Rosa, na Praça da Liberdade que, em 2022, completou 125 anos de sua construção. O MM Gerdau é fruto da parceria, que completa 10 anos em 2023, entre a Gerdau e o Governo de Minas Gerais.
SERVIÇO
CONCERTO JOVEM ORQUESTRA DE OURO BRANCO COM CELSO ADOLFO E LUCAS TELLES
Realização: Casa de Música de Ouro Branco
14 de dezembro, quinta-feira,
19h30
MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, s/n, Belo Horizonte – Prédio Rosa)
Organizado pela ONG Aumigos Pets e Prefeitura, evento inclui programação cultural, bazar solidário e promove conscientização sobre a importância da adoção responsável na cidade.
Organizado pela ONG Aumigos Pets e Prefeitura, evento inclui programação cultural, bazar solidário e promove conscientização sobre a importância da adoção responsável na cidade.