Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Braga Netto será mantido preso no Comando Militar do Leste após operação da PF

General é o primeiro de quatro estrelas preso na história do Brasil e ficará na mesma sala onde comandou tropas nas Olimpíadas de 2016.

14/12/2024 às 12:50 por Redação Plox

O general da reserva Walter Braga Netto foi preso na manhã deste sábado (14) pela Polícia Federal (PF) em sua residência no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. Ele será mantido sob custódia no Comando Militar do Leste (CML), onde já atuou no passado. O espaço que servirá de cela é o mesmo onde o militar esteve à frente das tropas de segurança durante as Olimpíadas de 2016, no Rio. A prisão de Braga Netto marca um fato inédito na história militar brasileira, já que ele é o primeiro general de quatro estrelas a ser detido.

A ação faz parte de uma operação da PF autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e ocorre simultaneamente no Rio de Janeiro e em Brasília. Os mandados, que incluem busca e apreensão, foram cumpridos com apoio do Exército Brasileiro. Além de Braga Netto, as investigações também têm como alvos outros militares, como Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira.

crédito: Isac Nobrega/PR

Acusação de participação em plano golpista

O general foi indiciado no mês passado ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outras 35 pessoas. Eles são acusados de envolvimento em uma suposta trama que, segundo a PF, visava manter Bolsonaro no poder após a derrota nas eleições de 2022. Os indiciados respondem por crimes como abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e participação em organização criminosa.

De acordo com as investigações, o plano foi idealizado pelo general da reserva Mario Fernandes, que já havia sido preso em novembro. Fernandes teria apresentado a proposta a Braga Netto em uma reunião na casa do ex-ministro em novembro de 2022. O plano fazia parte de uma suposta articulação mais ampla, envolvendo figuras próximas ao núcleo militar e político de Bolsonaro.

Quem é Braga Netto?

Walter de Souza Braga Netto, de 67 anos, nasceu em Belo Horizonte (MG) e iniciou sua carreira no Exército em 1975. Além de general da reserva, ele foi ministro-chefe da Casa Civil e da Defesa no governo de Jair Bolsonaro, além de ter sido candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022.

Durante a intervenção federal no Rio de Janeiro, em 2018, Braga Netto assumiu o controle da segurança pública no estado. Agora, ele se vê do outro lado da história, cumprindo prisão preventiva no mesmo Comando Militar do Leste, local que já comandou.

Proibição de contato com outros investigados

A decisão do STF que autorizou a prisão de Braga Netto também estabeleceu restrições ao seu contato com outros investigados no inquérito. Ele está proibido de manter comunicação com as demais 40 pessoas indiciadas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, presidente de honra do Partido Liberal (PL).

De acordo com a Polícia Federal, a operação deste sábado teve como objetivo evitar que investigados interferissem na produção de provas e impedir a reiteração de práticas ilícitas. A PF destacou em nota que “as medidas judiciais têm como objetivo evitar a reiteração das ações ilícitas” e visam garantir a integridade das investigações.

Além da prisão preventiva de Braga Netto, as autoridades realizaram busca e apreensão na residência dele e de um de seus assessores. A PF destacou que a operação foi motivada por suspeitas de que os investigados estariam tentando interferir na instrução processual penal.

Compartilhar a notícia

Veja também
Michelle Bolsonaro rebate críticas de Padilha após cancelamento de vistos
POLíTICA

Michelle Bolsonaro rebate críticas de Padilha após cancelamento de vistos

Ex-primeira-dama ironizou declarações do ministro da Saúde e questionou postura de Lula diante de Donald Trump

POLíTICA

Desconfiados, eleitores dizem “espertalhões se lançam querendo dinheiro fácil e poder na política”

Ceticismo e percepção de oportunismo podem revelar população mais atenta nas urnas

Deputada aciona PGR para investigar supostas fraudes em emendas de deputados catarinenses
POLíTICA

Deputada aciona PGR para investigar supostas fraudes em emendas de deputados catarinenses

Ana Paula Lima (PT-SC) pede apuração sobre possíveis irregularidades no repasse de verba pública por Zé Trovão e Júlia Zanatta, ambos do PL-SC, a prefeituras de Santa Catarina.

Michelle Bolsonaro sugere slogan presidencial para Eduardo
POLíTICA

Michelle Bolsonaro sugere slogan presidencial para Eduardo

Ex-primeira-dama compartilha frase inspirada em Trump e declara apoio ao deputado em possível disputa de 2026

para você
LAZER

Monte Verde inaugura Natal mágico e projeta recorde de turistas em 2024

Evento no Sul de Minas traz decoração mágica, mais de 50 atrações gratuitas e programação estendida até fevereiro de 2025. show de luzes e magia

Secretário Leonardo Oliveira comenta abertura de seleção de estagiários em Ipatinga
EMPREGO

Secretário Leonardo Oliveira comenta abertura de seleção de estagiários em Ipatinga

Estudantes de cursos técnicos e superiores podem participar da seleção e atuar em diversas áreas da prefeitura

Trump cancela milhares de vistos de estudantes estrangeiros nos EUA
EDUCAçãO

Trump cancela milhares de vistos de estudantes estrangeiros nos EUA

Cerca de 6 mil documentos foram anulados; maioria dos casos envolve violações legais e protestos políticos

dd
GERAL

Nova bebida britânica promete efeitos do álcool sem ressaca

Especialistas desenvolvem alternativa inovadora que ativa neurotransmissores sem consequências desagradáveis