Paciente morre após aguardar atendimento em UPA no Rio de Janeiro

Unidade abriu sindicância para investigar o caso; imagens de câmeras de segurança e registros médicos serão analisados

Por Plox

14/12/2024 11h09 - Atualizado há cerca de 7 horas

Um homem morreu enquanto esperava por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade de Deus, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O caso ocorreu nessa sexta-feira (13) e está sendo investigado pela coordenação da unidade.

Foto: Reprodução

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o homem chegou à unidade consciente e caminhando. Após passar pelo processo de classificação de risco, foi orientado a aguardar atendimento e permaneceu sentado no local. Poucos minutos depois, ele foi encontrado desacordado, o que levou à rápida mobilização da equipe médica.

Segundo a SMS, o paciente foi levado imediatamente para a Sala Vermelha, onde recebeu atendimento de emergência. No entanto, ele não resistiu e foi constatada uma parada cardiorrespiratória.

Sindicância foi aberta para apurar o caso

A coordenação da UPA informou que uma sindicância foi instaurada para esclarecer os fatos. As câmeras de segurança da unidade e os registros dos prontuários médicos serão analisados. A intenção é entender com mais detalhes o que ocorreu no curto intervalo entre a classificação de risco e o momento em que o paciente foi encontrado desacordado.

Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Saúde destacou que, conforme relatos iniciais dos profissionais, o homem chegou lúcido e foi atendido no setor de classificação de risco às 20h30. Poucos minutos depois, a equipe médica foi acionada após ele ter sido visto desacordado. Mesmo com o atendimento na Sala Vermelha, a parada cardiorrespiratória não pôde ser revertida, e o óbito foi constatado. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde a causa da morte será investigada.

"A coordenação da UPA Cidade de Deus abriu uma sindicância e irá utilizar as imagens e registros nos prontuários para apurar o caso rigorosamente. Segundo relatos iniciais dos profissionais, tudo aconteceu muito rápido, o paciente estava lúcido e entrou andando na unidade, acompanhado por uma pessoa que informou não poder permanecer no local. Dados do sistema mostram que a classificação de risco foi feita às 20h30 e, poucos minutos depois, foi acionada a equipe médica devido ao paciente encontrar-se desacordado. Ele foi levado à Sala Vermelha para atendimento, mas infelizmente não resistiu e foi constatada a parada cardiorrespiratória. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal para apurar a causa do óbito. A direção da unidade lamenta profundamente o ocorrido", diz a nota divulgada pela SMS.

Destaques